Como lidar com o medo de viajar sozinha? ~ O Blog das 30 Au Pairs

Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

quarta-feira, setembro 19, 2018

Como lidar com o medo de viajar sozinha?

Oi gente, tudo bem? Espero que sim! :)
Sempre me perguntam sobre o meu medo de viajar sozinha, e eu estou organizando a minha próxima viagem sozinhaaaaa. Estou com aquele medinho, mas no post de hoje você vai descobrir que está tudo bem sentir esse ''medo''. Tudo vai ficar bem e você irá fazer memórias incríveis. <3 

Vaduz, Liechtenstein


”Você não tem medo de viajar sozinha?”
Em 2012 eu entrei em um avião com destino ao Canadá. Era minha primeira vez viajando sozinha, eu não conhecia ninguém por lá e chorei de medo uma boa parte do caminho.
Eu voltei de lá considerando essa viagem a melhor experiência da minha vida.
Lidar com o medo de viajar sozinha nem sempre é tão simples pra todo mundo. Eu ainda tenho aquela apreensão, mas isso não me trava ou impede de começar a sonhar com o meu próximo destino. Então, se você está com medo de viajar sozinha, não se preocupe Ok?!
Se você está querendo perder o medo de viajar sozinha, vai adorar essas 8 dicas! Elas vão te ajudar a se sentir preparada, conhecer pessoas que estão passando pela mesma situação e ainda construir sua confiança para visitar lugares distantes!
1. Você nunca estará de fato sozinha.
Sim, é verdade. Quando você entrar naquele Hostel e for dividir o quarto com 8 pessoas que você nunca viu na vida e descobrir que todas elas estão ali sozinhas, você vai ver que é normal viajar sozinha e não é aquele bicho de sete cabeças que você imaginou a viagem toda. E no final do dia, você vai se juntar com todos eles para tomar um drink ou sair para dançar. O verdadeiro desafio será encontrar um momento que você, de fato, consiga ficar sozinha
2. Você irá descobrir lugares incríveis que poderiam ter passado despercebidos.
Isso irá acontecer em diversas situações enquanto você estiver explorando uma nova cidade: desde tropeçar em um restaurante super barato, que serve o melhor taco da cidade, até aquela trilha que te leva para o alto da montanha, um pouco antes do sol se por. Coisas que talvez em um grupo de pessoas, você não iria perceber.
3. Você terá mais liberdade.
Você quer extender sua estadia em um lugar que você amou e ficar menos tempo no próximo destino? Ou então, pegar o quarto mais caro do hotel sem que alguém questione o motivo? Não há absolutamente nada nem ninguém que te impeça de fazer isso. Você poderá fazer o que bem entender e na hora que bem entender.
4. Comece visitando lugares próximos a sua cidade
Nunca é o plano voltar para casa, mas é bom saber que qualquer coisa você pode voltar para casa rapidinho.
Começar visitando cidades ou estados vizinhos é uma solução para testar se viajar sozinha é o seu estilo. Imagina sair para um mochilão de meses e descobrir na terceira semana que você prefere um grupo com guia? Já aproveita para perceber isso sem ir muito longe.
Além disso, qualquer perrengue de viagem (e vão ser muitos) é você quem vai ter que resolver. Não parece na hora, mas isso vai ajudar a construir sua confiança e você vai ficar mais tranquila para ir se aventurar em outros países, até aqueles que não conhece a língua.
5. Pesquise muito, muito, muito mesmo!
Imagina deixar de conhecer aquele ponto escondido maravilhoso só porque você nunca ouviu falar dele? Pesquise os lugares que quer conhecer, restaurantes, museus, trilhas e tudo mais que seja do seu agrado. Um bom lugar para começar é o TripAdvisor.
Caso você planeje andar muito a pé, uma maneira de se familiarizar com a região é usar o Google Street View. Faço isso sempre, e quando chego no lugar a ansiedade é bem menor porque “já conheci” anteriormente.
Outra dica é montar um roteiro, assim você descobre quantas atrações precisa visitar em cada dia para poder ver tudo que tem vontade. Você não precisa segui-lo a risca, mas é sempre bom para se orientar. E claro, com um roteiro o seu orçamento não vai explodir! 😉
6. Fique hospedada em hostels.
Se você é como eu e não tem grana para bancar um Hotel e quer economizar a sua grana para fazer outras coisas como: experimentar um vinho diferente ou visitar aquele museu que você sempre sonhou em ir… então desapega do conforto e procure um HOSTEL.
Eu sei que muita gente tem preconceito com hostels, afinal, você precisa dividir o quarto e banheiro com estranhos. Mas passando essa parte, que é bem mais tranquila do que você imagina, as vantagens são imensas!
Você conhece muitas pessoas, e a maioria está querendo explorar a cidade assim como você. Ajuda a perder o medo de viajar sozinha, já que é um ótimo local para fazer amizades e encontrar companhia para a maioria dos programas.
Eu uso o app Hostel que é muito fácil e simples de usar. O aplicativo está disponível para o iOS e Android.
7. Você irá fazer contatos ao redor do mundo.
Viajar sozinha te coloca no caminho de pessoas do bem, esteja onde estiver. Pra mim uma das melhores coisas de viajar sozinha são as amizades, e boa parte delas você sabe que nunca mais vai vê-las novamente. É triste, mas é uma realidade de quem quer ficar na estrada. Então anota essa dica! Pega e-mail, whatsapp, Skype, endereço e tire MUITAS fotos.
8. Se cuidar não significa ter medo o tempo todo.
É preciso ficar atenta à algumas questões de segurança quando se viaja sozinha: não dizer para estranhos onde você está hospedada, evitar andar por ruas desertas e mal iluminadas (evite também vagões vazios em trens, por exemplo), avisar sua família do seu paradeiro e etc.
Mas ter cuidado não significa passar a viagem toda com medo. A sociedade ainda reforça o estereótipo de que mulheres são e devem se sentir frágeis e dependentes, e não é bem assim. Estejam sempre aberta às novas experiências e a conhecer pessoas e lugares totalmente diferentes.
Espero que tenham gostado das minhas dicas!  E se você está com medo de viajar sozinha, não se preocupe Ok?! Você não está sozinha.
Até o próximo dia 19! xxx
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Follow by Email