Devo preparar as crianças para minha partida? ~ O Blog das 30 Au Pairs

Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

sexta-feira, novembro 23, 2018

Devo preparar as crianças para minha partida?

A hora de ir embora do país que você está fazendo intercâmbio para voltar para casa é cheia de emoções, boas e ruins. Ansiedade, saudade, medo, apego, insônia... É tanta coisa para pensar que às vezes deixamos de pensar em alguém que talvez sofra tanto quanto a gente: a host kid.

Já pararam para pensar que por um ano nós estivemos tão presentes na vida dos pequenos, muitas vezes mais presentes que os pais. Brincamos, damos banho, comida, levamos na escola, damos bronca, ensinamos português, ufa! É quase uma relação maternal, na maioria das vezes é uma relação de amor recíproco. 

Embora as crianças esqueçam as dores com mais facilidade (porque logo se distraem com algo novo), não podemos ignorar o fato de que eles também sofrem com a despedida. 

Então, em minha opinião, é muito importante prepará-los, mas sempre sendo positivo! Eu já me despedi de três hostfamilies e é sempre difícil. Eu costumo começar a conversar com a criança meses antes, sempre falo muito sobre a minha família para ela, para que entenda que eu também tenho pai, mãe, irmãs, amigos, cachorro e que também sinto saudade de todos eles. Dessa forma, a criança entende que você não a está abandonado, mas está voltando para a sua família, porque sente saudade também.

Eu também costumo ressaltar muito a minha volta para visitar eles. Por mais que nunca aconteça, eu gosto de mostrar para eles que isso é uma possibilidade real. Falo: Fulano, que mês eu devo visitar vocês? No seu aniversário? No inverno ou no verão?? Onde vou dormir quando eu visitar vocês? Na sua cama? Eles se divertem e eu acho que ameniza um pouco a dor da despedida, para ambas as partes.

Prometa ligar e ligue! Aqui em casa temos gatos e eu falo para as crianças que quero ter notícias dos gatos, quero fotos, quero saber se eles estão cuidando bem dos gatos, para que eles me liguem sempre para contar dos gatos. 

Não importa qual estratégia você use para preparar a criança, mas acho importante que ela seja avisada, assim não é pega de surpresa com a sua partida e nem se sentirá abandonada. Até com os gatos eu converso para explicar que vou embora mas que a próxima au pair vai dar muito amor para eles heheh. 

Ah, eu vou embora daqui a um mês mais ou menos, minhas kids já estão bem preparadas, mas nunca é fácil! Boa sorte para todas nós. Beijos! 

Share:

3 comentários:

  1. Oi, Gabi! Tudo bem?

    Antes de tudo, desejo que suas semanas finais aí na Holanda sejam maravilhosas e cheias de bons momentos.
    Você poderia compartilhar comigo por qual agência foi?

    Obrigada e um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tania! Muito obrigada!!
      Eu não sei se comentei neste texto. Mas sou au pair na Holanda e, a agência que eu vim é a Au Pair Amsterdam!

      Excluir
    2. Desculpa, agora que reli sua msg . Vc já tinha visto que eu tava na Holanda heheh.

      Excluir

Follow by Email