Como o intercâmbio pode ajudar na minha vida profissional ~ O Blog das 30 Au Pairs

Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

sábado, fevereiro 23, 2019

Como o intercâmbio pode ajudar na minha vida profissional

Oi leitores,

para quem não me conhece, eu sou a maluca que fez au pair três vezes, sendo duas vezes nos Estados Unidos e a última na Holanda. Quando eu decidi fazer o intercâmbio, aos 21 anos, eu havia acabado de me formar na faculdade de Jornalismo e estava convencida que a experiência seria para acrescentar na minha vida profissional.
Eu me sentia muito frustrada em ir a entrevistas de emprego e não ter inglês fluente, requisito exigido em quase todas as empresas. Assim, fui para os Estados Unidos com muito foco, fazia aulas de inglês duas vezes por semana, estudava em casa por conta própria, ganhava revistas da minha host e ia lendo e buscando os significados das palavras que eu não conhecia. Desta forma, dei um bom upgrade no idioma.

Na segunda vez que fui fazer au pair nos Estados Unidos, já sabia o idioma então foquei em buscar cursos que seriam importantes para a minha área de trabalho e, também estudei Espanhol, para ter conhecimento em mais um idioma.
Já na terceira vez que eu fiz au pair, estava com 30 anos e em uma fase bem preguiçosa da minha vida, onde eu queria me desligar de qualquer obrigação e só curtir as viagens, sem preocupações. O ano acabou e eu me perguntei, o que este ano na Holanda me acrescentou?

Bom, as conquistas pessoais e espirituais foram várias, mas como eu colocaria isso no meu currículo?
A minha dica número um é: faça cursos sim! Nem que seja online! Na Holanda eu fiz alguns cursos online, em faculdade renomadas e gratuitos. Se pesquisarmos a gente encontra. 
Então, como eu não gosto de colocar no CV: fui au pair e cuidei de três crianças...eu prefiro colocar: curso de Holandês na Groningen University em 2018. Ou então, curso de Mídias Sociais na Columbia University em Nova York, sem especificar que eu era au pair.
Obviamente, o recrutador vai ter a curiosidade e na entrevista irá te perguntar sobre esses cursos no exterior, aí é sua chance de falar sobre o au pair!

E sim, fale do au pair com orgulho, é um programa que exige muita maturidade, responsabilidade, capacidade de organização, contole emocional, entre outros atributos.
Então, além de aprender o idioma, busque fazer cursos que você possa constar no seu CV, mesmo que sejam cursos onlines. Outra dica legal é buscar trabalhos voluntários. Eu nunca tive a oportunidade de fazer, mas sei que existem aplicativos que nos conectam com trabalhos voluntários e, essa ação é muito valorizada pelo mercado de trabalho.

Por último, não só para empregos, mas todo mundo adora conversar com quem viaja, conhece culturas e se aventura por aí, com isso vocês já saem muitos pontos a frente. Boa sorte!

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Follow by Email