"O que a agência não te conta..." ~ O Blog das 30 Au Pairs

Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

segunda-feira, abril 22, 2019

"O que a agência não te conta..."

Oi gente, tudo bem?

Todo mundo com certeza já ouviu - ou até falou - essa frase antes né?! "O que a agência não te conta..." Bom, depois de ter sido au pair por dois anos nos Estados Unidos, agora estou do lado de cá, no Brasil e como agência. E olha... eu conto tudo sim! (ou pelo menos quase tudo) O que eu não te conto, é pra não dar spoilers e você descobrir tudo sozinho. É pra você ir até o fim e ter sua própria experiência, e não se basear na minha ou de someone else!

Quando ainda estava nos Estados Unidos sempre me questionava o que eu faria quando voltasse. Antes de ir, tinha me formado em jornalismo e durante os quatro anos de curso eu tinha feito estágios em todas as áreas da profissão. Trabalhei em assessoria de imprensa, coordenação de eventos, websites e também em televisão (trabalhei na Globo gente! Desisti de lá pra ser au pair - não me arrependo!!). E nesses dois anos de au pair eu mudei tanto... mas tanto! Não sabia o que queria fazer profissionalmente falando, mas sabia que não queria voltar pra nenhum estúdio de TV ou redação. 

Uma coisa que eu sempre gostei e o que me fez também escolher ser jornalista foi gostar muito de pessoas. De contar histórias, de conversar com elas e também de mudar a vida delas. Costumo dizer que escolhi o jornalismo com o sonho de mudar o mundo. Mas durante esse caminho, o mundo é quem me mudou. 


Eu fazendo o que mais gosto agora na vida: conversando com au pairs <3

Cheguei no Brasil e uma amiga me convidou pra dar uma palestra pras au pairs que ela dava assessoria. E então eu descobri uma nova paixão: fazer parte do sonho de pessoas. Ser au pair não é o sonho de ninguém, vamos combinar, né?! (quem é que tem o sonho de morar com uma host family, cuidar de crianças, ouvir gritos o dia inteiro e viver sem liberdade em uma casa que não é sua?). A gente não tem o sonho de ser au pair, a gente tem o sonho de desbravar esse mundo, e o au pair é uma maneira de nos aproximar disso. E ali, diante daquelas meninas com tantos sonhos e todas atentas me ouvindo sobre como foi realizar o meu... eu descobri o que queria fazer.

Desde então, comecei a trabalhar em uma agência de intercâmbios (a mesma que eu fui como au pair). Quando entrei, as outras consultoras me disseram: "au pair dá muito trabalho e pouca comissão. Ninguém gosta de vender au pair". Mas eu não ligava. E amava atender au pairs. E assim, depois de quase 4 meses na empresa, eu já tinha vendido mais de 30 au pairs. Eu já tinha feito parte do sonho de mais de 30 meninas. 

O segredo? Não mentir, mas OMITIR. Não esconder nada, mas esconder um pouquinho. Ser au pair não é um sonho. E sim uma oportunidade da gente chegar um pouquinho mais perto de todos os nossos sonhos. Pra todas meninas que eu atendi, sempre contei que passei pelo rematch, da expulsão, de como lidei e cresci com os meus problemas. Lidei com pais de futuras au pairs... Contei tudo sobre a minha experiência... mas algumas coisas eu não contei. Faz parte. Não é que a agência não te conta. É que a gente prefere ficar quietinha e deixar você descobrir por si mesma. Faz parte do processo de amadurecimento. Faz parte do ser au pair. E se um dia você se questionar: "nossa, porque a agência não me contou isso?". Se pergunte: "se eles tivessem me contado, me faria ter desistido do au pair?". Provavelmente não.

Apenas agradeça que você teve a oportunidade de ir e ver/ descobrir com os seus próprios olhos... E não através da "filha da amiga da vizinha que passou por um rematch e foi expulsa". Eu fui essa filha da amiga da vizinha e olha... mesmo tendo passado por tudo isso, não me arrependo nadinha! E agradeço muito o fato da agência não ter me dado muitos spoilers e me fez descobrir tudo sozinha!



Omitir algumas partes não é mentir. Tem agência que vende o au pair fantasiado de sonho e contos de fadas. Não caia nessa. É muito trabalho MESMO. Tem que ser muito madura pra sair viva desse programa. Não seja uma Alice. O au pair não é pra todo mundo. E você não é todo mundo.

See ya!

@apaulascunha
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Follow by Email