5 maneiras de passar longe dos favores que a host family pede ~ O Blog das 30 Au Pairs

Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

sexta-feira, maio 10, 2019

5 maneiras de passar longe dos favores que a host family pede

“Could you please...” Ah lá vem! Só de ouvir essa frase, muita au pair quer cavar um buraco no chão e sumir. Afinal, tem uns favores que a host family pede que só passando bem longe mesmo para evitar aquela situação geralmente tensa!


Se você já fez um favor e a sua host family apreciou o seu gesto e não pediu mais, parabéns, você foi premiada. Agora se você já fez um favor e isso virou a sua obrigação, sinto muito, mas bem-vinda ao universo comum do au pair.

Não é novidade que muitas vezes a gente faz mais que a nossa obrigação. Com muito carinho e paciência, ajudamos a host family. Um favor aqui, outro ali, dentro do schedule ou no tempo off, estamos disponíveis para auxiliar no que for preciso.

O problema é que a lista de favores geralmente só cresce depois que falamos sim ao primeiro. É aquele ditado... Você dá a mão e já querem o braço! Quer saber como lidar melhor com essa situação?
Confira a seguir 5 maneiras de passar longe dos favores que a host family pede:

1 - Estabeleça um limite

Estabelecer um limite é fundamental para reduzir os favores. Você pode fazer isso mostrando uma relação mais profissional, seguindo as suas tarefas e horários certinho diariamente, e abrindo pouco espaço para tarefas extras.
Esse limite não precisa ser falado ou escrito. Mostre quem você é, a sua personalidade e até onde você pode fazer algo ou não pela família. Estar fora do ambiente familiar após o jantar, por exemplo, já limita o seu tempo e espaço com a família.

2 - Fale “não” com jeitinho

Falar “não” nem sempre é fácil. Eu aprendi isso inconscientemente, quando a minha host family pediu aquele favorzão de babysitting em cima da hora no final de semana. “Poxa, eu já marquei de ir para outra cidade com meus amigos. E agora?”

E a resposta: “tranquilo Ana, não tem problema, numa próxima a gente te avisa bem antes”. Beleza, só que todos os finais de semana eu estava fora. Resultado? O primeiro “não” com jeitinho foi tão bom que nunca mais pediram.

3 - Finge que você não viu, ouviu ou sentiu

Já dizia Kátia Cega: não está sendo fácil! Fingir que você não viu, ouviu ou sentiu tem as suas vantagens. “Você viu que quebrou tal coisa? Você ouviu o barulho lá? Você sentiu um cheiro diferente? Tem que limpar, arrumar, fazer de novo...”

Eita, não vi! Não ouvi nada! Senti nada não! Essas pequenas atitudes vão te livrar de muitos favores. Não é sobre ficar mentindo, mas sobre omitir. Afinal, o fato de você saber de algo pode te deixar na mira de um favor desnecessário.

4 - Converse sobre tudo aquilo que te incomoda

Comece a reparar nos favores que você faz e te incomodam. Feita uma autoanálise, converse com alguém sobre o assunto. Seja uma amiga, outra au pair, algum familiar, enfim, colocar isso para fora vai te ajudar a entender melhor a situação.

Quando você estiver pronta, converse com a host family. Se você ainda não tem um espaço de diálogo legal com eles, comece a criar um terreno para isso. Mas vai com calma, às vezes o jeito que a gente “reclama” pode piorar a situação.

5 - Saiba se colocar na verdadeira posição de au pair


Au pair não é mãe, não é pai, não é empregada doméstica, não é professora, não é faxineira, não é tia ou tio, enfim, au pair é alguém que concordou em fazer uma troca cultural, cuidar das crianças e ajudar em algumas atividades da casa.

Se você está sendo mais que au pair, está na hora de parar e pensar bem. Se colocar na verdadeira posição de au pair vai te livrar de muitos favores chatos e frustrações. 

É claro que alguns favores são convenientes para ambos os lados. Mas não deixe que isso tire o prazer e a leveza do seu ano. Exija de você mesma uma posição sincera e transparente sobre os seus deveres.

Se precisar de ajuda, conta com a gente deixando um comentário abaixo por favor 😊

Um beijo e até mês que vem!
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Follow by Email