As vantagens e desvantagens de ser au pair pela segunda, terceira vez ~ O Blog das 30 Au Pairs

Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

terça-feira, maio 28, 2019

As vantagens e desvantagens de ser au pair pela segunda, terceira vez

Quem já leu alguns dos meus artigos, já deve saber que eu já fui com au pair para três países: Alemanha, Luxemburgo e Itália.
Esse não era meu plano quando eu voltei da minha primeira experiência na Alemanha, já que pretendia ficar tranquila no Brasil: arranjar um emprego, entrar na rotina e virar oficialmente adulta. Mas não resisti ao dar uma olhadinha nos perfis do AuPairWorld e sair da rotina de novo. 
A segunda experiência como au pair foi muito diferente da segunda, e da terceira, definitivamente.
Além da diferença de país e cultura, cada família tem um ritmo e cada criança é um novo mundo.
Assim compartilho com vocês os prós e contras de viver outra vez a experiência de ser au pair.

As desvantagens de ser au pair novamente:

1. Você já está mais acostumado a viajar e talvez as coisas que te empolgaram na sua primeira vez, já vão ser habituais pra você. 


Lembro que quando fui para Alemanha pela primeira vez, era fascinada nas janelas que se abriam para todos os lados e queria sair para andar de bicicleta sem rumo todos os dias, porque não tinha essa chance no Brasil. Quando fui pra Luxemburgo, e tive uma bicicleta à minha disposição, já não bancava a Dora exploradora com tanta frequência, e as janelas, não me lembro de ter notado com a mesma fascinação. Na Itália, por sua vez, mal senti a diferença com o Brasil.

2. Você pode se "acostumar mal (ou bem)" com algumas coisas.
Quando você é au pair pela primeira vez, não pode comparar com nenhuma outra experiência. Mas pode sentir a diferença de rotina e pode achar ruim os modos de lidar com algumas situações, desde o horário do jantar ou se as crianças são mais mimadas. Você tende a querer deixar as coisas como eram antes, mas deve entender que cada família é uma, e no programa de au pair,  você precisa se adaptar à família mais do que o resto da família a você. 

3. Seu coração se parte em mais um pedaço.
Faz parte da vida, mas viver como au pair em in outro lugar, criar vínculos com outra família e fazer novos amigos também tem seu lado ruim, já que provavelmente você tenha que se despedir deles no fim da experiência.

As vantagens de ser au pair de novo:

1. Você já está bem treinada.


Alguns dos seus principais desafios como au pair pela primeira vez, já se tornaram piada, e você consegue se adaptar e lidar com as crianças de maneira bem mais tranquila. Também é bem mais fácil arranjar uma família nova com a experiência que você teve anteriormente.

2. Você já conhece os "esquemas".
No meu caso, como sempre fui para a Europa, já estava acostumada a pegar trem, sabia sobre os principais meios de transporte, incluindo blablacar, Ryanair e flixbus. Tanto em Luxemburgo como na Itália, já viajava me sentindo em casa e aproveitando mais, e não como na Alemanha, que vivia com ansiedade e preocupada por cada viagem.

3. Será mais uma família para guardar no coração. 
Eu tive a sorte de ter boas experiências com todas as famílias, com as quais tenho contato constante com eles até hoje. Esse ano pretendo ir a Alemanha para entregar meu livro e visitar em breve minha família de Luxemburgo. Na Itália, por continuar na mesma cidade, os vejo com mais frequência, até em encontros pelas ruas de Gênova. 

E você? Encararia de novo a experiência?

Um abraço a toda(o)s e até a próxima!



Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Follow by Email