5 dicas práticas para fazer malas ~ O Blog das 30 Au Pairs

Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

segunda-feira, junho 10, 2019

5 dicas práticas para fazer malas

Seja para uma viagem de final de semana, de férias ou até para um ano de au pair, fazer as malas é um desafio. Afinal, a gente pode esquecer algo importante, levar coisa desnecessária, passar perrengue no aeroporto...


Antes de ser au pair, eu viajei bastante pela Europa enquanto fazia intercâmbio na Espanha. A experiência foi incrível, mas eu errei muito nas malas, tanto que voltei para o Brasil com duas malas estufadas e quebradas.

O pior é que levei muita coisa que nem cheguei a usar. Voltei com muita coisa que comprei e nunca usei. Presentes para a família nada interessantes. Eu errei feio mesmo! Aí quando resolvi ser au pair na Bélgica, aprendi a fazer malas.

Fiz viagens de 2 até 25 dias e me mudei para a Holanda (também como au pair) fazendo as malas de um jeito mais prático e rápido. Dá uma olhada na minha “fórmula”:

1 – Faça um mapa mental das suas roupas

O processo de fazer as malas começa com um mapa mental daquilo que você vai usar durante a viagem. Inclua nesse mapa as roupas que você mais gosta, aquelas que são mais confortáveis e que não precisam passar (até porque vai amassar na mala).

Para isso, você deve levar em conta a estação do ano que você irá viajar. No verão ou primavera, opte por roupas leves e frescas. No inverno, escolha roupas leves, quentinhas e, sempre que possível, térmicas (malas mais leves e você mais feliz).

Se quiser, abra o armário e comece a imaginar você vestindo as roupas durante a viagem. Pense no clima, cidade e até nas fotos que você quer tirar. Para ficar mais fácil, vale a pena escrever os “looks do dia” em um papel.

No começo eu escrevia tudo o que queria levar e na hora já percebia se era interessante levar ou não (exemplo: blusinha branca ou escura? Melhor escura que se sujar ninguém vê e vai combinar melhor com qualquer calça ou shorts!)

 

2 – Organize um kit de higiene simples

Ninguém precisa levar frascos grandes de shampoo, condicionador, máscara de hidratação para o cabelo, outra máscara para o rosto, dezenas de itens de maquiagem, vários tipos de sabonetes, secador, chapinha e por aí vai...

Procure organizar um kit de higiene simples, ou seja, com coisas que você realmente usa no dia a dia e são essenciais para a sua higiene pessoal. E sobre a maquiagem, leve o básico que você gosta de usar.

Eu costumo levar shampoo, sabonete, pasta e escova dental, creme hidratante, desodorante, perfume, pente, protetor solar, cotonete, algodão, band-aid, remédios (dor de cabeça, de estômago, garganta, febre e soro fisiológico) e maquiagem (lápis, máscara de cílios, delineador e batom).

Todos eles em frasquinhos pequenos transparentes e os remédios em frascos também (coloco dois de cada tipo em viagens curtas e uma cartela de cada em viagens longas). Esse kit serve para viagens de avião, ônibus, trem ou carro.

3 – Separe tudo em saquinhos

Após organizar as roupas e o kit de higiene pessoal, chega o momento de organizar tudo na mala. Para fazer isso de um jeito bem prático, separe tudo em saquinhos ou bolsinhas de plástico ou pano, como você achar melhor.

Enrole as roupas (estilo Marie Kondo – vale a pena assistir a série na Netflix) e coloque em um saquinho. Pode separar por cor, parte de baixo ou de cima, roupa íntima, enfim, faça o que seja mais conveniente para você.

Exemplos: um saquinho com camisetas coloridas, um saquinho com roupas íntimas e meias, e um saquinho com calça e shorts. Assim quando você abrir a mala, vai ficar mais fácil se organizar para tomar banho e trocar de roupa.

Eu geralmente uso saquinhos de pano, aqueles que vêm sapatos mesmo. Coloco em cada saquinho uma roupa que quero usar em um dia específico (calcinha, sutiã, camiseta, calça e meia). Faço um saquinho extra com mais calcinhas e meias também.

4 – Não exagere nos sapatos


Sabe aquela mala cheia que você precisa sentar em cima pra fechar? Então, geralmente é por conta de sapato, casaco ou toalha. No caso de toalha e casaco, procure levar apenas uma toalha pequena e casaco extra só se for em viagem de inverno.

Agora sobre sapato, não precisa exagerar. Fica de olho na previsão do tempo e vá com algo confortável e apropriado para a cidade que você for conhecer, seja tênis, bota ou sandália (se for andar muito, dê preferência ao sapato fechado).

Eu costumo levar um chinelo e usar apenas um tênis em viagens curtas. Para viagens longas (mais de 7 dias), eu levo um tênis ou um sapato extra que seja leve, confortável e não ocupe muito espaço na mala.

Outra opção é você separar uma grana (não precisa ser muito) para comprar um sapato novo durante a viagem. Assim você se presenteia e compra algo mais adequado com o destino que você estiver explorando.

5 – Leve documentos e dinheiro

Essa parte é muito importante e requer uma atenção especial. Para viagens curtas no mesmo país, não tem muito o que se preocupar. Basta levar o seu passaporte, identidade, passagens, dinheiro e comprovante do seguro viagem.

Para viagens mais longas ou até curtas, mas fora do país (ou do estado), vale a pena levar documentos e cópias. Sobre o dinheiro, leve em espécie, cartão de débito e de crédito – até porque nunca se sabe né?

Eu sempre levo uma pastinha com os documentos originais e cópias, incluindo: passaporte, identidade (brasileira e temporária do país que estou morando), carteira de motorista, comprovante do seguro saúde/viagem e carteira de vacinação.

Esteja sempre com as passagens e passaporte em mãos também para facilitar o embarque no aeroporto ou na estação. Se puder, separe o dinheiro na carteira e em espaços seguros na mochila para não correr o risco de perder (ou até gastar) tudo de uma vez.

Ah, e após a viagem?

Hora de desfazer as malas! Muita gente acha essa parte mais difícil, afinal bate aquela preguiça né? Já estamos cansadas da viagem mesmo, pra que se incomodar em desfazer mala?


Bom, aí é que tá o segredo para organizar as malas: fazer e, claro, desfazer depois! Isso te ajuda a criar um novo hábito que vai te ajudar a não perder tempo e ficar mestre em organizar malas, viagem e, consequentemente, a rotina!

E aí, você gosta de fazer malas? Deixe um comentário pra gente continuar esse assunto!

Um beijo e até mês que vem!
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Follow by Email