O que as host families querem ler no seu perfil! ~ O Blog das 30 Au Pairs

Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

quinta-feira, junho 20, 2019

O que as host families querem ler no seu perfil!


Résultat de recherche d'images pour "au pair"
Coucou, les amis!

Desculpem pelo sumiço mês passado. Estou na reta final do meu segundo ano aqui na França e me candidatando para alguns mestrados (1), então ficou complicado guardar um tempinho para pensar num conteudo interessante para vocês. No entanto, nesse tempinho que estive OFF do Blog, eu tive uma experiência com minha host family que pensei poder ajudar muitas meninas que estão vindo para Europa ou procurando familia para extensão. 


Ha um mês, minha host mother veio me pedir um favor que eu não estava esperando muito: ela queria que eu a ajudasse a encontrar a proxima au pair da familia! Me achando muito, afinal oferecer sua familia no Grupão é muito chique, praticamente um atestado de sucesso no intercâmbio, eu fiz um post quase tão longo quanto o amor pelas crianças que eu cuido e, felizmente, MUITAS meninas, e alguns meninos, me contataram e enviaram seus textos de apresentação. Depois que mostrei tudo à mãe, ela me pediu o ainda menos esperado: para eu ajudar a ESCOLHER a proxima au pair. 


Então, baseada nas conversas que tive com ela analisando os perfis dos candidatos, resolvi dar dicas de como dar uma boa impressão às familias:

FUJA DO CLICHE! Esta primeira dica por si so pode parecer um cliché, mas de tudo que eu leio de texto de apresentação das au pairs em grupos de Facebook, Au Pair World e os que me enviaram, é importante relembrar. Sério, evite ao maximo dizer "eu amo crianças" ou "eu quero conhecer novas culturas", pelo menos não com essas palavras. Seja mais especifico e mostre mais do porquê você acredita que seria uma boa au pair pras crianças deles e como essa imersão em outra cultura pode ser interessante para sua carreira ou para sua vida. 

Gostar de crianças não é um plus! Se você esta se candidatando para ser baba, a familia não espera menos que isso, então não precisa enfatizar tanto que AMA crianças, elas são sua vida e você pagaria pra ser au pair so para ter a oportunidade de cuidar de criança (risos). Foque em citar situações e historias reais que mostrem a essa familia que você não caiu no programa de paraquedas e que cuidar de crianças foi um decisão consciente. E como eu transmito isso, Marina? Ah, você pode contar que têm irmãos mais novos ou priminhos, que têm alguma experiência cuidando de crianças. Se você for filho unico ou não tiver nunca trabalhado ou cruzado com uma criança na vida. Primeiro, repense se ser uma boa escolha pra você. Segundo, não dê ênfase a isso, afinal, você esta querendo vender o seu peixe, o que quer dizer enfatizar os pontos positivos do seu perfil. 


Essa dica também vale para o caso de você não cumprir com os requisitos da familia. Eu peço de antemão desculpa às host families por esta dica: mesmo se você não cumprir os requisitos da familia, mas acha que seria um bom match mesmo assim, envie mensagem! Eu recebi muitas mensagens de gente que não preenchia os requisitos que minha host mom estipulou, mas salvei todas e apresentei todas a ela. Tinha uma menina que mesmo assim interessou à minha familia e foi chamada para entrevista por Skype. Receber mensagens assim são muito chatas para quem esta selecionando, mas se seu perfil for bom, você às vezes têm chances de brilhar, mas seu brilho vai ter que ser muito forte pra ofuscar o fato de que você não esta cumprindo com o "minimo" que eles exigiram.

Deixe claro seus objetivos ou que você tem algum! Talvez este seja algo especifico da MINHA  host family, mas acredito que ha muitas que pensam nesta mesma direção e este ponto sera sempre visto com bons olhos. Por que você esta fazendo este intercâmbio? Seja sincera e madura na sua resposta, aproveite esta oportunidade também para refletir sobre esta escolha e como ela vai acrescentar na sua vida. Você quer aprender a lingua com que finalidade? Você tem intenções de estudar no pais? Você quer viajar o maximo possivel? Deixar claro seus objetivos pode te salvar até mesmo de um match errado. 

Seja a pessoa que os pais querem que seus filhos se tornem. Pesado, né? Parece muita responsabilidade, e é. Os pais procuram no/a au pair o modelo que querem que seus filhos sigam, como um irmão mais velho. Mostre que você é maduro e entende seu papel na formação dessa criança e mostre a pessoa que você se tornou ao longo dos anos da sua existência. Au pairs, como as familias que as acolhem, são plurais, você precisa procurar não so uma boa familia, mas um bom match. Deixar claro coisas que são importantes para você podem significar um negative reply em uma familia, mas o perfeito match com outra. E é este ultimo que interessa. 

Quais habilidades interessam às familias? Todas. Se você souber encaixar isso no seu texto, todas as habilidades podem ser apreciadas, mas cuidado para não perder o sentido. Se você sabe nadar, pode ser interessante para familias com piscina ou que moram proximo às praias, mas no geral é uma habilidade dispensavel. Agora se você fazia parte de algum clube ou competia em um esporte, isso vai ser apreciado por qualquer familia. Qualquer atividade que você se engajou durante a vida tem importância, isso não mostra diretamente sua habilidade com crianças, mas te apresenta como pessoa à familia e é isso o que diferencia um perfil que eles vão esquecer depois de ler ou um "ah, aquela menina que foi campeã em xadrez?". Uma habilidade-chave é a proficiência em linguas estrangeiras, quanto mais linguas melhor, mas seja sincero sobre seu nivel para evitar desapontamentos. 

Repito o mesmo sobre hobbies. Eles querem saber o tipo de pessoa que estão deixando os filhos. Eu sei que a maioria de nos tem como hobby Netflix, dormir e fugir das vistas de host family, mas não é o que você vai enfatizar nesse momento. Se você ama pintar, desenhar, ler, tocar algum instrumento, consertar relogios ou acampar, o momento de dizer é este. As familias  vão escolher também baseadas em afinidade e quanto mais preciso você for em descrever sua personalidade, mais apreciado sera seu perfil pela familia certa.

Seja objetivo! Um texto longo e muito floreado talvez não seja uma boa estratégia, porque quem esta selecionando vai ter mil textos iguais para ler, tente ser o mais conciso e objetivo que puder sem deixar de fora informações importantes sobre o seu perfil. Não peque por falta e nem por excesso. 

Com essas dicas, eu estou certa que seu perfil vai bombar! 

Se precisarem tirar alguma duvida sobre o programa na França ou sobre como estudar francês, podem deixar comentario ou me mandar direct no @marinasanri

à la prochaine! 


(1) Se você têm interesse no processo de candidatura nas universidades francesas, comenta ou manda direct que eu conto tudo! 
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Follow by Email