O que uma au pair não te conta ~ O Blog das 30 Au Pairs

Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

quinta-feira, junho 27, 2019

O que uma au pair não te conta

Se você tem uma amiga au pair provavelmente já viu dezenas de fotos dela viajando, curtindo festas com suas amigas, explorando novos lugares, marcando sua pele com novas tatuagens, experimentando comidas do mundo todo e vivendo incontáveis experiências maravilhosas. Ah sim, com certeza você já viu isso tudo! Mas o que ninguém sabe (até porque somos au pairs mas não somos trouxas) é que por trás dessa glamourização do nosso "cargo", tem uma parte não tão bonita assim.


  • A gente tem que lidar com muita sujeira!
Não importa se cuidamos de baby ou adolescente... todo dia é uma sujeira diferente. Seja uma fralda em um momento que você não estava preparada, ou um sapato com cocô de cachorro, ou um arroto com vômito de presente pra você em plena 7hrs da manhã. Todo dia temos que lidar com tudo isso e o motivo de não compartilharmos com deus é o mundo já é meio óbvio né? hahaha

  • Nós temos que ser comunicativas (sempre!)
Após um dia cansativo de 10h (ou mais) cuidando de criança, as vezes tudo que nós queremos é um minuto de silêncio. Porém isso não exite na vida de au pair... Quando nós ficamos off é o momento de passar para os pais como foi o dia e se teve algum acontecimento importante. E sério, isso cansa!

  • Todas nós temos um (ou vários) cantinho das porcarias
Au pair que nunca escondeu doce/salgadinho/porcaria das kids que atire a primeira pedra. Pode ser uma caixinha, uma gaveta, uma parte do guarda-roupa ou até mesmo um armário só pra isso... todas au pairs tem o seu esconderijo de snack. Ah, e informação importante: muitas dessas coisas são roubadas das crianças hahaha

  • Nunca sabemos se estamos trabalhando ou não
Um dia de folga que você tem que ficar em casa com seus chefes e as crianças que você toma conta todo santo dia significa nunca saber se você está trabalhando ou não. O pensamento de "se a criança chorar, será que eu devo ir lá pegar?" é constante!!!

  • Acordar com choro, gritos e correria pela casa... até no seu dia off!
Sim, isso é uma realidade de toda au pair. Não importa se é seu dia e tudo que você quer é dormir até meio dia... Você mora em uma casa cheia de crianças, e mesmo que seja só uma, o barulho é o mesmo, as vezes até pior! Isso significa que você vai acordar com gritaria e choro logo cedo, EVERY SINGLE DAY.

  • 'Fulano' pode vir aqui?
 É nessas horas que você sente que não saiu dos seus 14 anos, afinal ter que pedir permissão pra host family pra saber se o amigo pode ir te visitar é uó!

  • Perrengues com a língua
No começo, os perrengues com o inglês (ou a língua do país onde você está) são incontáveis! E depois de uns meses, você se vê tendo perrengues na sua língua nativa. Pode parecer bizzaro, but the struggle is real! Atire a primeira pedra quem nunca começou a falar uma frase em português e então não lembrar uma palavra, mas lembrar-se dela em inglês (o mesmo vale para vice-versa).

  • Somos viciadas em café
Desde o café da máquina Nespresso da host family, ao café gelado do Starbucks. Nós au pairs somos viciadas em café! Quer ver uma au pair feliz? Paga um cafézinho pra ela hahaha

  • Sobre ter homesick (quase) todo santo dia
Não importa quão forte e fria você seja (falo por experiência própria), você vai sofrer com homesick. E quando eu digo homesick não é só saudade de casa ou da família não... A gente tem que conviver com saudade de algumas comidas específicas, saudade de clima, saudade de pets, saudade de amigos, saudade até de fazer aquele mesmo trajeto todo dia pra ir pro trabalho/faculdade. E sabe qual o melhor de tudo isso? Você vai se descobrir uma pessoa muito mais forte do que imaginava. Você também vai aprender a conviver com sua própria companhia e ficar feliz com isso!

  • Estamos sempre exautas
Nossa, só de falar disso já estou cansada hahaha! Fato é que: nosso tempo off não é suficiente pra recarregar todas nossas energias e a semana pode mal ter começado, a gente já vai estar cansada de novo.

  • O que fazer depois do au pair?
Esse é o pensamento que assombra TODAS au pairs, e é super compreensível. Afinal, é uma decisão e tanta! A saudade de casa, da sua rotina no Brasil, seus momentos de solidão e sua exaustão mental em relação ao trabalho de uma au pair vão te fazer pensar que voltar pro Brasil seja a melhor opção. Mas então, dias depois, com o coração e a mente mais fria, você cai na real que está voltando pro Brasil, e aí bate aquele desespero "o que eu vou fazer depois do au pair?". Muitas au pairs buscam uma solução pra conseguir ficar no país que já está, outras se jogam no mundo de au pair de novo em outro país e algumas tantas outras voltam... 

  • Going home sucks
Esse é o pensamento de várias pós-au pairs por aí. A nossa liberdade no Brasil muita das vezes não é a mesma que tínhamos no exterior, e o arrependimento por ter voltado bate forte. É nesse momento que muita gente surta e entra numa depressão gigantesca... Mas a mensagem que eu quero passar com esse post é que nada acontece por acaso. Se você voltou pro Brasil e não está feliz, o que te impede de se jogar no mundo de novo? É um emprego, uma faculdade, sua famíia...? Mas pensa comigo: isso tudo também não te prendia antes de você se aventurar no programa de au pair pela primeira vez? Não tenha medo de fazer isso de novo. Você não está velha demais pra isso! A vida é uma só, viva!

Até a próxima, queridas viajantes do mundo.

Um beijo,
Bella
Instagram @isinhalopes
Share:

Um comentário:

  1. Bella, você já era casada quando decidiu ser au pair, isso? Gostaria de saber qual a sua agência? Sou casada e já fui negada por muitas agências por apenas este detalhe, o casamento.

    ResponderExcluir

Follow by Email