Há vida depois do au pair! ~ O Blog das 30 Au Pairs

Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

sexta-feira, setembro 20, 2019

Há vida depois do au pair!

Bonjour, les amis !

No dia 20 de julho de 2019, finalmente eu deixei de ser au pair. Foram quase dois anos na França, duas famílias e quatro crianças. O saldo foi muito mais positivo que negativo, eu conheci outros cinco países, aprendi uma nova língua, melhorei um pouco meu inglês, consegui juntar dinheiro e atingi meu objetivo principal no programa, que era a aprovação no mestrado*. 

Essas pequenas conquistas deram um gostinho muito especial ao programa, por isso eu aconselho a cada menina que estiver vindo de refletir a traçar seus objetivos, assim conseguindo extrair o melhor do programa. Nenhum objetivo é melhor que o outro, mas quando você é au pair, dinheiro não é muito e você precisa escolher o que quer pagar. Você pode viajar bem muito (pra isso escolha uma cidade bem localizada e fácil de viajar) ou fazer curso de línguas ou juntar dinheiro. Os 3 fica difícil simultaneamente, mas se você pode se organizar.

No meu intercâmbio, eu tentei me organizar ao máximo para fazer um pouco de cada: eu precisava do nível C1 em francês pro mestrado, então eu precisava fazer curso. Você consegue aprender francês com as crianças e se virar muito bem, mas se você tem intenção de estudar na França, o curso é bem importante pra construir uma base sólida na língua, principalmente em contextos formais. Imaginem alguém aprender português nas ruas do Brasil, este português vai ser muito longe do outro usado na universidade.  Além disso, tentei viajar um pouco para não enlouquecer. É importante se você tem como objetivo juntar dinheiro e/ou aprender francês, também fazer alguma atividade ou viagenzinha vez ou outra, mesmo pra uma cidade vizinha, faz muito bem pra saúde mental e nos ajuda a terminar o programa. Não pense em juntar a integralidade do pocket money e ficar em casa socada no quarto, você vai terminar o programa maluca. 

E por que eu estou falando de traçar objetivos ANTES de ser au pair se o título da postagem é sobre o que fazer DEPOIS dessa experiência? Porque essa decisão tomada, a qualquer hora, você direciona seus esforços e começa a trabalhar neste sentido. E quando você termina o programa e você só sente orgulho dos 15 países que conheceu, ou da sua evolução na língua ou qualquer que seja seu objetivo, o prazer de consquistá-lo no contexto do au pair é maravilhoso. 

Assim que meu contrato acabou, eu sai da casa da família, mas tenho feito babysitting pra eles esporadicamente. Meu mestrado começa logo e agora uma página que vira e outra que começa na minha história aqui na França. E  todo recomeço é difícil, o au pair não foram os anos mais difíceis da nossa vida, a não ser em casos de maus tratos da host family ou de infortúnios da vida. 

Há vida depois do au pair! 


E eu vou te ajudar agora a escolher um passo pra dar ao sair do programa e assim poder direcionar os esforços de cada uma na direção mais apropriada ao objetivo desejado.

Você pretende se estabelecer na França depois do au pair? O visto de estudante é a maneira mais fácil e natural depois do au pair, pense em investir na língua se esse for seu objetivo. 

Você quer um ano sabático? Viaje bem muito! Dê muito rolê e faça todas as doideras. Só o fato de você estar fazendo um intercâmbio e conhecendo novas culturas já agrega ao seu currículo profissional, então pode se divertir sem culpa. 

Quer ficar rica? Eu desaconselho o programa de au pair na França. 


Mas seja qual for o objetivo de vocês, tentem sempre escolher host families que não falam português ou alguma língua que você fale já muito bem. Porque se você tem a oportunidade de aprender uma língua nova de nativos, não desperdice. Independentemente se você quer curtir ou estudar, uma língua estrangeira sempre te abre muitas portas e faz parte da troca entre intercambistas e famílias. 


Espero ter ajudado alguém com esse post. Tendo dúvidas sobre o tema ou sobre o programa de au pair, deixa nos comentários ou manda aquele privado. 

Bisous, 

À la prochaine! 

@MarinaSanri



*Sobre a seleção do mestrado, eu posso fazer um post sobre como é o processo se vocês se interessarem. 
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Follow by Email