Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

26 julho 2020

Na Suíça não se fala Suíço!

Oii, para você que quer saber mais sobre a Suíça ou que caiu de paraquedas neste Blog, tudo bom? Meu nome é Lorena e eu vou compartilhar minhas experiências e esclarecer dúvidas sobre ser Au Pair no país do chocolate, do dinheiro, dos relógios, dos queijos... (insira aqui mais algum clichê que você conheça, rs.)

O programa de Au Pair na Suíça é pouco conhecido devido às burocracias e às leis de cada Cantão (Estado). Mas antes de desatarmos esses nós, é importante conhecer como o país funciona para não ser pego de surpresa e viajar sabendo exatamente onde você está se metendo.
A Suíça é um país muito pequeno (menor que o Estado do Espírito Santo), se localiza no meio da Europa e proporciona várias possibilidades para quem quer viajar. Diferente dos EUA, que é o local mais procurado para esse tipo de intercâmbio e onde se fala inglês em todo o território, a Confederação Helvética possui quatro regiões linguísticas: a Suíça alemã, a francesa, a italiana e a romanche. Enquanto que as línguas não oficiais mais faladas são o inglês, o português e o espanhol. O multilinguismo é um aspeto importante da identidade da Suíça. Ou seja, se tem alguém querendo ser Au Pair, é de extrema importância decidir com antecedêndica qual idioma estudar, porque a partir daí você pode começar a procurar famílias de uma forma mais objetiva, e se policiar muuuuuito para não cair na tentação de falar apenas inglês/português e permanecer na zona de conforto.
Normalmente, quem vem pra cá já tem um nível OK de inglês e vem aprender uma terceira língua, mas isso não quer dizer que o teu primeiro intercâmbio não possa ser feito para aprender alemão logo de cara.


Aí vai alguns pontos que podem ser decisivos para escolher um idioma:

O alemão é o idioma principal para mais de 60% da população. Na verdade, trata-se de uma mistura de dialetos alemânicos, englobados no termo "suíço alemão" ou "Schweizerdeutsch". Ou seja, na escola aprende-se o alemão "puro" da Alemanha e depois, no dia a dia, aprende-se o dialeto do Cantão que você mora. Atenção: Dialeto não é Sotaque.

O francês é o idioma principal na Suíça Romandia e o segundo mais falado no país, mas tem algumas coisas diferentes do francês da França.

O italiano é o idioma principal no Ticino e numa parte do cantão dos Grisões (único cantão trilíngue).

O romanche é uma língua retorromânica com raízes no latim, falada no cantão dos Grisões (lê-se: a maioria dos falantes são idosos que moram nas montanhas e possuem uma família tradicional 100% Suíça, coisa rara por aqui, já que ela se tornou um país de imigrantes).

Há quatro cantões (Berna, Friburgo, Valais e Grisões) e duas cidades (Bienna e Friburgo) que são oficialmente multilingues. Ou seja, você tem a oportunidade de adquirir um nível avançado em um idioma, e se quiser, aprender ao menos o básico do segundo.

Mais de 40% da população acima dos 15 anos de idade fala, regularmente, mais do que uma língua. (Seria meu sonho?!)

Os estrangeiros que vivem na Suíça contribuem, também, para a diversidade linguística, já que o multilinguismo não é apenas uma identidade vivida. Está também consagrado na lei sobre a língua (Sprachgesetz).

Ah! E só para lembrar: a região que fala alemão faz fronteira com Alemanha, Áustria e Liechtenstein; a que fala francês faz fronteira com a França e a que fala italiano faz fronteira com a Itália. Parece meio óbvio, mas não custa nada falar :)



E aí, já decidiu?

Um beijo
A Kiss
Un Bisou
Ein Kuss
Un Bacio


Share:
Lorena Egyed
Au Pair na Suiça

4 comentários:

  1. Aiiiiii Lolo (posso te chamar assim?)
    Adorei seu post , muita informação que eu não sabia. Espero que nos próximos posts vc possa falar como é aplicação do visto aí na Suíça. Tô super curiosa rsrsrs.

    Bjão e se joga 💚

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que pode me chamar de lolo kkkkk
      Pois então... Eu tenho muita coisa para falar, ainda estou pensando em como dividir os posts sem ficar muito longo. Fico muito feliz que tenha gostado. Qualquer dúvida ou sugestão, eu estou aceitando ❤️

      Excluir
  2. Amei o conteúdo, muito informativo! Eu acho demais essa mistura toda de idiomas..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada. Fico feliz que tenha gostado. Essa mistura de idiomas é incrível mesmo. Eu diria até que é inspirador para quem deseja aprender.

      Excluir

Follow by Email