Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

06 setembro 2020

Como economizar na Irlanda

Olá, leitorxs! No post de hoje vou dar dicas valiosíssimas de como fazer seu suado dinheirinho render mais na Irlanda. Sabemos que a Ilha Esmeralda é um país caro e por isso esse post poderá ser muito útil.

Por viverem em um país com alto custo de vida, os Irlandeses desenvolveram hábitos muito econômicos. Eles são muito espertos quando se trata de pagar menos por algo, conseguir bônus, cupons ou até conseguir coisas totalmente de graça. Acredite, eles NUNCA perdem a chance de economizar, nem que seja por um centavo. 

Muitas dessas facetas eu aprendi com minhas host families e algumas outras descobri por conta própria. 

O primeiro e mais importante passo é conseguir sua carteirinha de estudante. Assim como em qualquer outro país, você pode conseguir descontos para entradas em cinemas, museus e etc. Mas não é só ao entretenimento que os benefícios se limitam: muitas lojas de roupas e sapatos oferecem descontos generosos para estudantes. Basta você perguntar se há student discount na hora de pagar por sua compra e depois é só apresentar sua carteirinha.

Obs: muitas escolas de inglês infelizmente não fornecem carteirinha, mas você pode pedir que eles forneçam qualquer outro tipo de documento que comprove que você é estudante, como um statement

Sua carteirinha de estudante também pode ser usada para tirar um Leap Card para estudantes. O Leap Card é o cartão de transporte público da Irlanda e é uma forma barata e prática de pagar por sua passagem seja ela de trem, ônibus, etc. Sua versão para estudantes entretanto, não só apresenta descontos maiores mas também pode lhe render descontos para muitos outros serviços como...

Deliveroo - serviço de entrega de comida;

GAA - Clube esportivo

McDonalds - Se você apresentar o leap card na compra, seu lanche custará apenas 5 euros.

Boots - Com seu leap card, você também pode solicitar um cartão da Boots (uma famosa rede de farmácia/perfumaria). Com o cartão da Boots você pode ganhar pontos a cada compra e após juntar uma determinada quantidade de pontos, é possível usá-los para levar alguns produtos completamente de graça para casa. Basta apresentar o cartão à cada compra. 

Há muitos outros benefícios para quem tem o Leap Card, então apenas listei os principais. É por isso que eu recomendo esse cartão mesmo para quem não vai usar muito transporte público. 

A próxima dica é comprar roupas fora de época. Por exemplo, comprar roupas de inverno já na primavera ou comprar roupas de verão já no outono. Por que? Porque essas são as épocas de queima de estoque, onde as lojas querem se livrar do que sobrou de roupas da estação anterior para substituí-las por roupas da estação que virá em seguida. Essa prática é chamada de mid season sales e os irlandeses são DOIDOS por isso, já que alguns preços podem ser absurdamente abaixo do esperado. 

E a última mas não menos importante dica é: NADA SE JOGA FORA. Irlandeses muitas vezes preferem comprar itens usados e em bom estado do que comprar algo novo e vender seus itens velhos ao invés de jogá-los fora. Esse é um dos meus hábitos favoritos pois ele não é só econômico como também é sustentável. 

Você pode comprar/vender de tudo desde roupas à sapatos, eletrônicos, eletrodomésticos, etc. Há várias lojas especializadas nisso tanto fisicamente, como a Cex, como no mundo virtual (Ebay). Mas o que eles gostam mesmo é de negociar em grupos de Facebook. Há grupos para se negociar todo tipo de coisa.

BÔNUS: preste sempre atenção no chão quando estiver andando pelas ruas ou no banheiro de um pub. Você sempre encontrará moedinhas perdidas! 

Bom, por hoje é só. Até o próximo post! 

Share:
Isabela Cerqueira
Ex Au Pair em Cork (Irlanda)

0 comentários:

Postar um comentário

Follow by Email