Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

14 setembro 2020

Vir com inglês básico. Uma boa ideia?

Você já deve ter notado que quase todos os dias lá no grupão das Au Pairs, no Facebook, surgem perguntas como “Meu inglês não é tão bom, será que tudo bem ir assim mesmo?” ou “Fechei o match, mas meu inglês é básico.” Bom… e agora, o que fazer?

Este assunto gera uma certa polêmica. Afinal, estamos falando do sonho das pessoas e não tem nada pior no mundo do que alguém vir e jogar um balde de água fria nos nossos planos. Mas também há de se considerar que é uma grande responsabilidade cuidar de crianças, ainda mais em uma outra língua, em um país totalmente diferente. É muito perigoso encarar uma experiência dessas sem estar totalmente confortável com a língua. 

Quando eu estava fechando com a agência, lá em meados de agosto de 2018, o teste que fiz de nivelamento considerou o meu inglês como intermediate low. Fiquei muito triste. Eu estava estudando inglês por, pelo menos, uns 3 anos. Fora os anos que eu havia começado e parado. Minhas aulas já eram todas voltadas para conversação e a assuntos relacionados ao mundo “Auperiano” rsrs. 

Desde aquela data continuei estudando, mas para ser sincera, não me esforçando tanto. Acredito que quando a gente fecha o match, é muito fácil dar aquela relaxada, o que eu não recomendo. 

Então, em julho de 2019 cheguei aos EUA. Logo no aeroporto já me senti vivendo aquela frase “eu entendo tudo, mas…” pois é! Mas eu não conseguia me expressar, as palavras não vinham e eu, por timidez, também não tentava falar. 

Os primeiros meses foram muitos difíceis, embora meu inglês não fosse básico e/ou ruim, mas eu tinha muita vergonha de me expressar ou falar... mesmo que saísse errado. 

Isso me deixou muito depressiva. Mas graças a Deus a minha primeira host family foi muito paciente e me ajudou em tudo. As minhas kids também eram maiores, o que foi ótimo porque se alguma coisa acontecesse elas mesmas poderiam falar o que tinha acontecido (hahaha). 

Minha HF também me inscreveu em umas aulas ESL que eram oferecidas pela prefeitura da cidade onde eu morava, em Connecticut. Foram as aulas que mais me ajudaram. Lá conheci muitas pessoas de outras nacionalidades e a minha professora, uma senhorinha de aproximadamente uns 80 anos, nos impulsionava a fazer trabalhos em grupo, apresentações, ir la na frente, falar sobre tópicos etc. Até o prefeito da cidade fomos conhecer um dia. Me fala, se não tiver inglês para esse evento... é vergonha na certa! (abaixo algumas fotos desse dia)




No começo eu achei horrível porque eu ficava com muita vergonha. Mas agora reconheço que foi a época em que mais vi evolução no nível do meu inglês. Hoje já caminho para o Avançado High e pretendo fazer o teste to TOEFL logo logo. Eu vim com uma meta e aos poucos estou conseguindo alcançá-la. O importante é não deixar o medo paralisar isso. Eu quase que deixei. Mas ainda bem que corri atrás do prejuízo, né?


Uma coisa que aprendi na marra foi: não sinta vergonha. A frase “sorry for my bad English” não deveria fazer parte do nosso vocabulário. Estamos aqui porque estamos aprendendo e falando uma segunda língua. Isso é maravilhoso. 

Persiga sua meta e até alcançá-la, não desista!

Caso você esteja no processo para ser Au Pair, meu conselho é: melhore o seu inglês a ponto de estar completamente confortável com ele e aí sim venha! 

Agora, se você acabou de chegar e sente que o nível do seu inglês ainda é básico, não se desespere. De tempo ao tempo. Com a prática, a fluência vem (posso ouvir um amém igreja?). 

Aqui abaixo estão alguns links que me ajudaram bastante com vocabulários, listening e outros exercícios. Espero que te ajude também! Nos vemos no próximo dia 14.



Learning English on the Internet

Websites to help you practice your skills

Grama Bytes! (Beginner to Advanced)

http://www.chompchomp.com/

Find different exercises to practice grammar.


ESL Party Land (Beginner to Advanced)

http://www.eslpartyland.com/Interactive lessons, quizzes and links to other ESL sites.


Randall`s ESL Cyber Listening Lab (Beginner to Advanced)

http://www.esl-lab.com/

Listening exercises in English ranging from easy to difficult.


Learning English from the BBC (Intermediate to Advanced)

www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish

Use this site for vocabulary, grammar, quizzes and animated stories.


Activities for ESL Students (Beginner to Advanced)

http://a4esl.org/

Bilingual quizzes, tests, exercises and puzzles to help you learn English.


Using English (Advanced)

http://www.usingenglish.com/

Tests, quizzes, references.


Vocabulary (Beginner to Intermediate)

www.learningchocolate.com

New vocabulary words.


Listening (Beginner to Advanced)

http://www.english-guide.org/node/2463

http://www.englishcentral.com/

Videos with subtitles.


Idioms (Advanced)

http://www.idiomsite.com/Idiom dictionary.


Work Hippo (Beginner to Advanced)

http://www.wordhippo.com/

For everything to do with words. Definitions, thesaurus, sentence examples, translations and pronunciation.


Everything for English (Beginner to Advanced)

www.englishforeveryone.org/

Definitions, Vocabulary, Grammar.


Flashcards (Beginner)

http://www.kids-pages.com/flashcards.htm

Printable flashcards for all kinds of vocabulary.


Pronunciation Videos (Beginner to Advanced)

https://www.youtube.com/user/rachelsenglish


ESL Games (Beginner)

https://gamestolearnenglish.com/


Computer Skills (Beginner to Advanced)

https://edu.gcfglobal.org/en/


English Page - Grammar (Intermediate to Advanced)

https://www.englishpage.com/

 

Share:
Vivian Ferraz
Ex Au Pair em Connecticut e atualmente morando na Virginia (EUA)

0 comentários:

Postar um comentário

Follow by Email