Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

26 outubro 2020

Au Pair na Suíça - Custo de vida 1

    Olá leitores do blog, como vocês estão? Hoje o post vai ser bem interessante, então pegue um papel e uma caneta para anotar tudo sobre o lado financeiro da vida de uma Au Pair no país do dinheiro.

Então por isso, hoje eu resolvi esclarecer e detalhar essas questões, mas vamos sempre ressaltar que tudo aqui é baseado na MINHA EXPERIÊNCIA e NO LOCAL ONDE EU MORO, ok?

    Vamos começar lembrando que dependendo da cidade onde você mora, o teu salário pode ser um pouco maior ou menor para suprir a diferença do custo de vida. A parte Alemã, principalmente as grandes cidades como Zürich, são mais caras, consequentemente, uma Au Pair ganha mais. Eu moro na parte Francesa, em uma pequena cidade perto de Lausanne, e as coisas aqui são mais baratas, por isso o meu salário também é menor. Eu ganho 650chf por mês. Se eu morasse em Genebra, mesmo ainda sendo Suisse Romande, é um local mais caro, então provavelmente, eu ganharia um pouco mais. Hoje (19.10.2020) a cotação do franco suíço para o real está de 1chf = RS 6,16.

TRANSPORTE

Eu sempre escutei frases como: "Aff.. a Suíça é muito cara", "Deus me defenderay, oh país caro" e "Lá é o local mais caro pra onde eu já viajei"
    O sistema de transporte oferece vários métodos de abatimento de preço e eles variam de acordo com a necessidade do passageiro. Todas as tarifas, preços e condições podem ser encontrados no site https://www.sbb.ch/fr/abonnements-et-billets.html e assim, você decide o que mais se adequa a sua realidade.
    Para ir da minha casa à Lausanne, eu pago 3,70 e meu ticket dura 2:00h. Eu posso pegar trem, metrô, ônibus, bondinho e até barco dentro das zonas da Grande Lausanne (como se fosse uma região metropolitana), mas caso eu já esteja na cidade e queira me locomover apenas dentro dela, eu vou pagar 2,40.
    Para quem mora no interior, como eu, o acesso é um pouco mais complicado porque os ônibus demoram pra passar, mas são bem pontuais e isso nunca me incomodou. Apesar disso, todo mundo tem um carro, e caso a sua família tenha também, a gasolina custa em média 1,50 chf/L, então tu consegue rodar muito sem pesar no bolso.
    Passagem de trem já é algo mais salgado caso você não tenha nenhum dos descontos citados a cima. Por isso, se algum amigo vier te visitar por algumas semanas, não vale a pena rodar o país com ele de trem porque ele pagará os olhos da cara, compensa muito mais alugar um carro.
    A Flix Bus é uma boa opção para quem quer viajar muito barato e não se importa em pegar algumas horas de ônibus. Ela faz trechos para as principais capitais europeias e tudo pode ser encontrado no aplicativo da empresa.
    Existe também um app onde você sai pegando ou dando carona pelas estradas e auxiliando apenas com a gasolina, não há um preço fixo e é uma alternativa para os mais aventureiros.



    Tuuuuudo que envolve algum tipo de serviço na Suíça é caro! Eles valorizam muito a mão-de-obra, por isso comer fora pode ser pesado para uma Au Pair. Pratos podem custar em torno de 25,00 a 40,00 chf, os não tão caros. Mas se você não se importar em comer coisas mais simples, fast-food tem um preço, ao meu ver, bem acessível (óbvio que não vamos comparar com outros países da Europa; você mora na Suíça, ganha como um suíço e gasta como eles).
    
COMIDA

Um combo grande do Mc, BK ou KFC sai em torno de 10,00 a 16,00 chf. Se quiser algo mais barato ainda para comer antes do rolê naquele final de mês apertado, os supermercados vendem uns pãezinhos recheados, estilo salgado sabor pizza ou enroladinho de salsicha, que custam entre 2,00 e 5,00 chf. Uma pizza grande você encontra de 16,00 a 23,00 chf e super dá pra dividir com um amigo.



    LAZER

Por ser um país muito seguro, a maioria dos rolês acontecem na rua mesmo.  Durante o verão os lagos ficam lotados de gente fazendo churrasco, tocando música, pegando um bronze, tomando umas biritas etc., e isso vai até quando tiver sol. No auge do verão, a farofada só acaba depois das 22:00hr. Por isso é muito comum ver gente comprando bebida nos supermercados e levando embaixo do braço dentro dos transportes. 
    Pra quem gosta de vinho, existe aqueles beeeeem fim de festa de 5,00 até os mais sofisticados de 150,00 chf. Tudo depende do teu gosto e bolso. Há vários tipos de cerveja, mas no geral elas custam 2,00 ~ 3,50 chf uma longneck (confira nessa página: https://www.coop.ch/fr/nourriture/boissons/bieres/c/m_0260 .
    Já em festas, uma garrafa de cerveja pode chegar a 12,00 chf, a mesma que você compra no supermercado por 2,50. Por isso é super normal encontrar jovens nas ruas bebendo antes de entrar em alguma boate.
    No geral, os Suíços são bem simples e não esbanjam dinheiro com noitadas caras. Festivais, museus, eventos culturais, esportes e acampar são as preferências dos habitantes do país.
    No inverno, ir às montanhas e comer um fondue com os amigos perto de uma lareira são programações para quase todo fim de semana. Lembrando que o fondue pode ser comprado no supermercado e preparado em casa, não sai caro e aquece bastante, principalmente com um vinho tinto. Um pacote para duas pessoas sai em torno de 16,00 chf + o pão ou a batata.



ROUPAS
    A cultura de comprar roupas usadas (em bom estado, é claro) é bem mais forte aqui do que no Brasil. Todo barato você encontra brechós vendendo coisas de 3,00 a 30,00 chf, além do marktplace do Facebook. Por experiência própria, eu já comprei calça de 2,00, shorts de 5,00 e casaquinho de moletom por 3,00 e estou bem satisfeita com tudo.
    Mas para quem não curte muito esse estilo e prefere ir nas lojas, as coisas de marcas mais caras, apesar de serem caras, são acessíveis a nós, au pairs. Óbvio que não vamos gastar nosso suado salário todo de uma vez (ou vamos sim kkkk), mas um mês ou outro conseguimos nos dar ao luxo de adquirir certos bens. Essa loja possui várias marcas e vocês podem conferir o preço de sapatos desde Adidas até Guess: https://www.metroboutique.ch/fr/Chaussures_Femme_1061.
    Agora para aqueles que querem algo novo, mas não se importam muito com marcas, as lojas de departamento como C&A, H&M, Zara, Telly Weijl, La Halle E  Dosenbach possuem um preço muuuito bom e sempre tem promoção rolando, principalmente em fim de estação.
    O único problema que eu tenho nesse assunto é que eu não consigo encontrar muita variedade de coisas que ficam bem no meu corpo. Os estilos e os corpos das meninas aqui são bem diferentes dos brasileiros, então eu tive que aprender a me adaptar. 



Se vocês gostaram e querem saber mais sobre valores de determinadas coisas, deixem nos comentários as suas dúvidas que eu vou tentar responder no próximo post.
Um beijo enorme e até mês que vem.


Share:
Lorena Egyed
Au Pair na Suiça

0 comentários:

Postar um comentário

Follow by Email