Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

17 outubro 2020

Como tirar o visto após chegar na Irlanda!

Olá leitores. Depois de contar um pouco sobre meus primeiros dias e perrengues na Irlanda, como esse mês é HALLOWEEN, quero contar um pouco sobre a tão temida e assustadora burocracia para a aplicação do visto após chegar no país.

No primeiro dia na escola de idiomas, é feito um teste de nivelamento do inglês para definir seu nível de conhecimento da língua. No meu caso, vim com zero inglês, então fui designada à classe beginner (nível 0). Após o teste, a escola fornece uma carta para abertura da conta bancária (muito cuidado ao escolher a escola para o seu intercâmbio, pois antigamente as escolas tinham convênio com os bancos para abertura da conta, hoje em dia, apenas 3 ou 4 escolas te fornecem essa carta). Antes de fechar seu intercâmbio com a agência, procure saber se a escola escolhida irá te ajudar com o processo bancário, pois caso a escola não tenha convênio bancário, será uma dificuldade abrir conta no banco.

Antigamente, com a carta da escola, a conta bancária aberta e seguro estudantil em mãos, você só precisava ir até o escritório da imigração, pagar 300 euros pelo seu visto e já saia com seu “RG” irlandês em mãos, o tão famoso GNIB... Hoje em dia, todo o processo é online, o que facilitou bastante. Você precisará fazer um cadastro online no site da imigração, anexar seus documentos (carta da escola, seguro estudantil), pagar os 300 euros, enviar o passaporte por correio e aguardar em torno de 15 dias úteis para receber seu passaporte e GNIB (que no caso agora se chama IRP) em sua casa, vale lembrar que com o processo de visto online. Você não poderá ficar “ilegal” por muito tempo para renovar seu visto. O prazo máximo para renovação online é de 1 mês antes de seu primeiro visto vencer, caso você ultrapasse esse prazo, terá muitos problemas com a imigração, podendo até ser deportado caso sua justificativa por ter ultrapassado o prazo de renovação não seja aceita.

Após receber seu passaporte em casa, você precisará agendar um dia para ir ao Intreo (nosso famoso PAT) para fazer seu PPS. PPS é um cartão que funciona como sua carteira de trabalho. Sem esse ele, as empresas não conseguem te contratar, por isso é muito importante tê-lo, mas caso não consiga tirar o PPS, vc poderá tentar arrumar algum trabalho no qual se é feito o pagamento em mãos - o famoso cash in hand, - somente lembrando que, 99% das empresas só te contratam se vc tiver esse cartão, caso contrário, será bastante estressante arrumar empresas que não te registrem. Mas não desista, porque não é impossível encontrar empresas que não exijam o cartão.

Estudantes na Irlanda, por lei, só podem trabalhar 20 horas semanais, então se você for bem econômico, conseguirá sobreviver com um salário de 202 euros por semana (já que o valor mínimo da hora trabalhada são 10,10 euros.)

Vale lembrar que, para o programa de Au pair, não é necessário ter o PPS, pois a maioria das famílias não te registram.

Com todos os documentos em mãos (GNIB, PPS e conta bancaria), você estará legal no país e pronto para curtir seu intercâmbio sem nenhum stress.🙏😃

Vou ficando por aqui, espero que esse post tenha ajudado e tirado as dúvidas mais comuns de como obter o visto de estudante na Irlanda.

Fiquem ligados nos próximos posts, pois terá muita surpresa e histórias para serem contadas.

Tenham um ótimo HALLOWEEN e até mês que vem.

Bjinhos e nos vemos nos próximos posts.

XOXO  👄👄

 



Share:
Fabiana Andrade
Ex Au Pair em Galway e Dublin (Irlanda)

0 comentários:

Postar um comentário

Follow by Email