Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

07 novembro 2020

12 principais lições que aprendi no meu ano de Aupair!

Olá leitores! Esse mês completou exatamente 1 ano em que cheguei na terra do tio Sam! YAY! E como pisciana reflexiva que sou, decidi listar  12 lições que aprendi durante meu primeiro ano no programa de Aupair e compartilhar com vocês.

Lição #1 seja paciente. Pode parecer bem "clichê" e na prática é muito mais fácil falar para ser paciente, do que realmente ser paciente. Mas a verdade é que por diversos momentos, me vi em situações que, ou aprendia na marra a ter paciência e esperar as coisas se resolverem, ou ficaria maluca com tamanha ansiedade e imediatismo. Porque não importa de qual geração você seja, Y,X ou Z, o imediatismo está em nossa corrente sanguínea. A gente sempre quer a resolução, e resultados para ontem. Mas graças ao Aupair, aprendi que temos que ter a paciência para agir, pensar e seguir. Cabeça impaciente mete os pés pelas mãos, já a cabeça paciente age com sabedoria.

Lição #2 tenha fé. A mais clichê de todas. E afinal, o que é fé?! Bom, fé é quando tudo parece desabar, não ter nenhuma luz do fim no túnel e ainda de alguma maneira você sabe que aquilo vai se solucionar como deve ser. Mas que atire a primeira pedra quem nunca questionou os planos divinos? ou que nunca perdeu a fé em algum momento de sua vida? Pois é, mas a fé faz isso, coloca tudo a prova e é naquele momento que você fala "quer saber Deus? Tá aqui ó, faz o que você quiser eu confio!" é aí que ela se concretiza.

Lição #3 foco na solução não no problema. Vocês já ouviram aquela frase que o problema tem o tamanho que damos à ele? Pois é! É claro que existem problemas grandes, porém jamais devemos tornar o problema o centro de nossas vidas, caso contrário a sua vida vai girar em torno dos nossos problemas. Novamente, essa parte é muito fácil em teorias. Inúmeras foram as vezes em que cheguei a me perder por conta de problemas no qual a solução não dependia de mim, ou simplesmente ficava tão preocupada com o problema que esquecia de traçar planos para resolvê-lo ou até mesmo ficava tão cega ao ponto de não conseguir enxergar uma solução. Mas eu te prometo, que para cada problema existente, existe ao menos uma solução. Já dizia minha vó que a única coisa que não tem solução é a morte.

Lição #4 não fique onde não te cabe.
Isso serve para vida. Para amizades, relacionamentos e até mesmo ambiente de trabalho. Nunca. Em hipótese alguma, fique onde não te cabe. Se imponha sempre que necessário. Mude, se for preciso. Saia. Busque e encontre  o seu lugar. As vezes somos "colocados" em situações ou em lugares por acaso, porém permanecer ou ir embora sempre é a nossa escolha.

Lição #5 pode não fazer sentido agora, mas irá fazer;
Quem nunca questionou algo que aconteceu e disse cara, eu nao entendo por quê isso tá acontecendo comigo. Não faz sentido. Por que Universo? Muitas coisas não fazem nenhum sentido, até a razão daquilo ter acontecido aparecer bem diante de seus olhos. Tudo é como deveria ser e mais cedo ou mais tarde você vai entender o motivo.

Lição #6 observe e escute mais do que fale;
Essa não preciso nem comentar. Quanto mais falamos menos escutamos, menos observamos e pouco compreendemos. Silenciar as vezes é a chave que precisamos quando tudo está barulhento demais.

Lição #7 não ignore sua intuição;
Por muitas vezes, ignoramos nossa própria intuição por achar ser "neura" ou coisa da nossa cabeça, porém mais tarde aquela neura fez sentido. Então se posso lhe dar um conselho; jamais ignore sua intuição!

Lição #8 esteja atento aos sinais;
Assim como temos nossa intuição, vez ou outra as forças do universos também nos mandam sinais. Esses sinais são apenas perceptiveis se estivermos atentos o suficiente para notá-los, sabe quando tudo começa dar errado em determinado projeto? Talvez isso seja um sinal que esse não é o momento certo.

Lição #9 faça hoje;
Essa aqui é um pouco óbvia, mas com o decorrer dos dias, da vida e da correria a gente vai se esquecendo. Sempre com muita pressa, "pouco tempo" postergamos coisas que poderiam ser feitas no presente momento. Deixamos de ter uma conversa com um parente ou amigo querido, de viajar para aquele lugar dos sonhos ou de dar aquele auto cuidado para nós mesmos, porque acreditamos que teremos tempo de fazê-los em algum outro momento. E esse momento nunca chega, mas a vida continua a passar. Então faça hoje, para não se arrepender amanhã! Não deixe que sua vida termine como a música epitáfio dos titãs.

Lição #10 não se contente com menos do que você merece; 
Essa também se aplica para vida. Relacionamentos pessoais e profissionais. Somente nós temos o poder de mudar nossa realidade, quando aceitamos permanecer em lugares e relações que não nos merecem estamos fadados a uma sequência de insatisfação e infelicidade. A gente é sim capaz de conseguir o que merecemos, quando aprendermos a recusar aquilo que não nos merece!

Lição #11 entenda seus medos; 
Por vezes sentimos medos de algo e consequentemente evitamos enfrentá-los. Se tem algo que eu aprendi nesse intercâmbio é que a única maneira de quebrar o medo é desmistificando ele e entendo a raiz do problema e sua existência.
 
Lição #12 melhor que sonhar é concretizar;
Não tem melhor prazer do que concretizar um sonho por conta própria. Nada vale mais que a recompensa de ter um sonho realizado depois de ter se esforçado para consegui-lo. Aprendi que nossos sonhos se concretizam na medida em que nos empenhamos para concretizá-los. Não importa quão grande seja seu sonho, o que importa mesmo é qual o tamanho do empenho que você coloca para torná-lo real.

Essas são algumas das lições que eu considero importante ter aprendido em meu primeiro ano de aupair. Não são verdades incontestáveis, mas foram coisas que me ensinaram e me ajudaram muito ao decorrer do meu ano. Hoje sou alguém muito menos complicada do que era quando cheguei. Evoluir aqui sempre foi um dos meus maiores objetivos. Essa experiência e aprendizagem é muito individual e singular para cada um de nós que decide ter essa vivência. Espero de alguma que essas lições sejam capaz de acrescentar ou ajudar em algo em sua vida. Se você tem algo que aprendeu ou espera aprender no seu ano de aupair deixa nos comentários eu vou amar saber!

Até a próxima.
Share:
Bruna
Au Pair em Boston (EUA)

0 comentários:

Postar um comentário

Follow by Email