Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

02 novembro 2020

Thanksgiving, o famoso "Dia de Ação de Graças"

 Oi gente, tudo bem?

Em meio a esse caos trazido pela pandemia do coronavírus, tivemos que nos adaptar de diversas formas para fazer o "baile continuar" e apesar de estarmos em casa, o tempo continua passando, as estações mudando e chegamos em novembro, o mês do famoso "Dia de Ação de Graças". E pensando nisso, decidi falar um pouquinho sobre esse importante feriado americano que nos faz pensar em gratidão! Afinal nesse momento tão difícil que estamos vivendo, é importante para nossa saúde mental refletirmos sobre cada coisa boa que acontece em nossas vidas, mesmo as mais pequenininhas! 

O famoso "Turkey" - foto tirada no desfile da Macy's
em Novembro/2019.

O Thanksgiving é um feriado nacional nos Estados Unidos que é celebrado na 4a quinta-feira de novembro (também existe no Canadá, mas celebrado em outra data e com diferente origem). Originalmente o primeiro Thanksgiving foi celebrado em 1621 como uma celebração em agradecimento pela colheita de alimentos feita durante todo o outono. E continuou sendo comemorado informalmente por várias famílias como um feriado não oficial. Mas essa data só foi proclamada como feriado nacional em 1863 após a notável escritora Sarah Josepha Hale criar uma campanha pedindo para que o dia fosse considerado um feriado nacional. Ela enviou várias cartas para senadores, governadores e presidentes americanos e finalmente o então presidente Abraham Lincoln proclamou a data como feriado nacional! Hoje em dia, essa importante data é celebrada pela maioria dos americanos independente de sua religião, já que o feriado não é de cunho religioso, e sim uma data de reflexão e agradecimento pelos bons acontecimentos da vida! 


Mesa posta na casa da minha ex host family.

Tradicionalmente, os americanos costumam juntar a família e fazer uma ceia bem parecida com a que nós fazemos no Natal no Brasil, com direito ao peru, o prato principal dessa comemoração, e outros pratos típicos como puré de batatas, stuffing (que é tipo uma farofa feita com pão que se coloca dentro do peru) e torta de abóbora. Claro que isso varia de pessoa pra pessoa, na minha ex host family, por exemplo a avó das kids e a host mom foram as responsáveis por fazer a maioria dos pratos como o peru (que teve que assar no forno o dia todo e deixou a casa com um cheirinho delicioso - a minha roupa e cabelo também hahaha) e alguns pratos foram comprados prontos. Se você você gosta de cozinhar e for participar do Thanksgiving com a sua host family, você pode pedir pra ajudar a preparar os pratos, essa é uma ótima forma de aprender fazer pratos típicos americanos! Eu ajudei a minha host kid adolescente a preparar um sopa de abóbora com especiarias que eu nunca tinha comido no Brasil, e ficou divina! Como eu mencionei acima, não é um feriado religioso, mas a depender da religião algumas host families podem em algum momento dia ir à igreja, a ceia geralmente é servida entre 5:30 e 6:30pm, e antes do jantar pode ser que cada pessoa da família fale algo pelo qual é grato, mas isso pode variar de família pra família. Outro detalhe é que, se a sua host family for cristã poderá ter decoração de Natal na casa, pois muitos americanos aproveitam o feriado prolongado e a data comemorativa pra já montar as decorações de Natal. A minha ex host family é judia então nunca teve decoração de Natal na casa!

Peru no forno - existe uma forma especial
pra assar e esse conta gotas é pra ir adicionando
o molho aos poucos.
Experimentando a comida de Thanksgiving.

Vale a pena falar que uns dos pontos fortes do programa Au Pair é ter a oportunidade de aprender coisas sobre a cultura americana, no meu caso foi fácil pois a minha host family faz todo ano o jantar de Thanksgiving na própria casa e chamam os parentes (a família não é tão grande). Eles foram bem abertos e me deixaram livre pra escolher o que fazer no Thanksgiving, eu seria bem vinda pra participar com eles, mas eles não ficariam tristes se eu decidisse viajar, por exemplo. Ah, lembrando que eu decidi passar com eles pra ter essa experiência, no dia eu estava off e portanto não tive responsabilidade nenhuma com as kids! Caso você seja intimada a trabalhar nessa data (o que pra mim não faz sentido, já que vão ter muitos tios e avós pra cuidar das kids), aproveita o momento para perguntar sobre a data pros adultos presentes, fala que não tem essa data no Brasil, pergunta sobre a comida e se eles tem algum costume de família pra essa data, faz isso pra eles entenderem que você está lá acima de tudo por uma experiência cultural e não apenas como babá! Caso você escolha não passar a data com a família ou não tenha sido convidada por eles, verifique com a família se você terá o feriado prolongado de folga, quem sabe você planeja uma viagem* bem legal com as amigas pra aproveitar! 

Black Friday na Times Square.

*Se estiver pela região de NYC ou quiser viajar pra lá recomendo assistir o desfile de ação de graças da Macy's, ele acontece em Manhattan no dia mesmo do Thanksgiving só que pela manhã, é aberto ao público e de graça! Uma ótima oportunidade de ver cantores famosos desfilando e também os famosos balões gigantes feitos especialmente pra comemorar essa data! Esse desfile é mostrado na tv ao vivo, portanto se você não estiver em NYC dê uma espiadinha pela tv! Ah, e se decidir ficar em NYC no dia seguinte, que tal passar a Black Friday na Times Square?! Tem muitas lojas caras, como por exemplo Zara e Levi's fazendo bons descontos na Black Friday, e nem todas as au pairs podem dizer que fizeram compras de Black Friday na Times Square! (Eu posso!!! hehehe - Já que morei pertinho de NYC, pude aproveitar a cidade durante o dia e também tive a experiência da ceia a noite com a host family. E é claro que aproveitei a data pra agradecer a Deus pela oportunidade de estar vivendo esse momento e de poder realizar o meu sonho de fazer um intercâmbio!) 

Ser Au Pair vai bem mais além de ser babá. Ao participar do programa temos a oportunidade de vivenciar aspectos da cultura americana que antes nós só víamos em filmes! Claro que isso depende dos seus objetivos e das escolhas da sua host family, mas no geral vivenciar momentos como o do dia de ação de graças nos ajuda a entender mais sobre a cultura e sobre os próprios americanos. Mas e você? Já agradeceu hoje?

Beijinhos!

Referências: https://www.history.com/topics/thanksgiving/history-of-thanksgiving

Share:
Thamy Costa
Ex Au Pair em New York (EUA)

4 comentários:

  1. Oi Thamy, post bem informativo esse! Eu aprendi sobre o Thanksgiving com a Família Adams haha Acho a ideia por trás do Thanksgiving maravilhosa, a de tirarmos um dia do ano para nos reunirmos com familiares q não vemos sempre e para agradecermos pela nossa saúde e coisas boas q nos vem acontecendo.. however, fazemos isso, velando o pobre do Turkey, q foi tão geneticamente modificado pra chegar ao tamanho de hj q nem consegue mais se procriar sozinho... Eu não sabia dessa de decoração de natal no Thanksgiving, tanto minha ex-host family cristã quanto a família do meu marido, decoram suas casas no fim de semana após a quinta (e a Black Friday q é puro consumismo rs). Q bom q vc conseguiu vivenciar essa experiência no seu segundo ano, no primeiro vc viajou:) eu tb só participei em um ano com a host-family e tb assisti ao desfile (frio rs!!)
    https://youtu.be/R7_fN7LFJZk Gobble Gobble

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gi! Obrigada pelo comment! Fico feliz que vc tenha lido meu post! Sim, realmente a ideia do Thanksgiving é muito bonita! Nos faz reunir a familia, agradecer e refletir sobre as coisas! Infelizmente o que acontece com os turkeys (perus) é cruel (esse video é bem triste de assistir!) e também a modificação genética que é feita com certeza não torna nada saudável (além de terem pesquisas científicas provando que comer carne não faz bem!)!
      Sim, a maioria das pessoas decoram no fim de semana do Thanksgiving, mas eu tenho visto muitas pessoas (inclusive no Brasil) que decoram até no comecinho de Novembro mesmo! Eu, como sou católica, olho todo ano o calendário do advento, pois tem uma data especifica pra montar a arvore e presepio em cada ano!
      Beijinhos!

      Excluir
  2. Bagaimana sih Cara Menang Togel 4D ?? Disini nih dijamin jitu dan pasti bikin menang loh. Kalian semua bisa dapatkan sekarang juga di bandar togel Coloktoto.

    ResponderExcluir
  3. Eu amei demais, gosto muito desse tipo de conteúdo, ainda mais quando é dado dicas. Ansiosa para fazer o meu intercâmbio (e aproveitar a Black Friday na Times Square).

    ResponderExcluir

Follow by Email