Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

04 fevereiro 2021

Curiosidades sobre a Austrália: Australia Day!

Heeeeey, gente! 🐨


Fevereiro chegou! Esta impressão louca de que o tempo está voando também passa pela cabeça de vocês? 
Para o post deste mês, eu resolvi dar um pause na minha trajetória como Au Pair e falar sobre algo que acontece por aqui, sempre em Janeiro. (Estou um pouquinho atrasada, né? Mas, olhando pelo lado bom, podemos nos preparar para 2022!) É um feriado que eu tive a oportunidade de conhecer e celebrar! 
Quando eu era pequena e comecei a aprender sobre feriados, eu lembro que eu sempre perguntava para a minha mãe a que se referia e por que a maioria das pessoas passavam de folga. Com o tempo, eu passei a ter acesso a internet e a poder pesquisar a respeito. Há vezes que celebramos um feriado e nem sequer nos damos conta a que isto realmente se refere. E está tudo bem! Eu, por exemplo, já estava aqui em 2020, mas não me atentei com o 'Australia Day' até este ano. Na época, eu já morava com os Vickerson's, mas eles nunca foram do tipo 'FERIADOOOOO!' rsrs 
Já com a minha atual host family, as comemorações são sempre aparentes! E eu acredito que vocês devem estar se perguntando 'Mas e aí, Sthéfanie, o que é o Australia Day?', 'Quando acontece?', 'Como eles celebram isso?' ou 'Isso tem alguma importância para eles hoje?' Fiquem tranquilos que as respostas estão aqui! 😉


Australia Day é celebrado no dia 26 de Janeiro. Esta, por sua vez, é uma data importante na história australiana que, ao longo do tempo, veio mudando. Começou como uma celebração para os condenados emancipados, enquanto que para muitos aborígenes e moradores da ilha de Torres Strait, o feriado é um símbolo de tristeza e luto.

Não só no estado de Queensland, mas por todos os outros estados da Austrália, a divulgação deste feriado corre com o slogan "Reflect. Respect. Celebrate", que na minha visão, traz um significado bem forte e interessante. Refletir. Respeitar. Celebrar. Refletir sobre o passado de sua nação, que começou há mais de 65 mil anos, e sobre o impacto do assentamento europeu nas Primeiras Nações Australianas. Este dia é mais do que um feriado, é um momento de inclusão e respeito, para que possam parar, ouvir e compreender os povos, a cultura e a herança trazida das Primeiras Nações, ao mesmo tempo em que o governo trabalha para a reconciliação. Não só neste período, mas também como um todo, o objetivo é respeitar as contribuições dos cidadãos e celebrar todas as conquistas, lembrando sempre de se conectar com a família, os amigos e a comunidade. 

Durante a celebração do Australia Day com a minha host family, junto de seus familiares e amigos, eu estive em contato com alguns australianos nesta data e fiz algumas perguntas, tirando algumas das dúvidas que eu tinha. Quando eu perguntei o que o Australia Day representava em suas vidas, todos eles me responderam que o Australia Day é a forma que eles vêem de celebrar a rica diversidade cultural presente no país, pois este é um pedaço importante de sua própria identidade. 

Quando eu voltei naquele dia, eu fui fazer algumas pesquisas no Google e, encontrei vários sites destinados especialmente para este feriado. Inclusive, há uma historiada Dra Elizabeth Kwan que criou uma linha do tempo com todos os eventos que ocorreram desde meados de 1700 até o presente momento, para as pessoas possam se localizar na história. Segundo ela, foi em 26 de Janeiro de 1788 que a primeira frota de 11 navios de condenados vindos da Grã-Bretanha e comandados pelo capitão Arthur Phillip, e o primeiro governador do estado de New South Wales, chegou em Sydney Cove, erguendo a Union Jack (ou Union Flag, também conhecida como a bandeira do Reino Unido) para sinalizar o início da colônia. Vou deixar o link da linha do tempo aqui, e quem tiver a curiosidade de saber mais, só um click! 


E, ah! Todos os anos, quando há esta celebração, os governos estaduais preparam um festival cultural com apresentações musicais e artísticas trazendo um pouco desta conquista.  Os australianos costumam frequentar estes festivais, trajando algo que remeta-o ao seu país; em sua maioria, camisetas, bandanas ou bandeira. No churrasco que eu fui com a minha host family, todos estavam fazendo tatuagens de henna da bandeira da Austrália no rosto ou no pulso, como forma de expressar seu amor e admiração pelo país. De um modo geral, é perceptível que esta celebração aproxima as pessoas e enaltece a presença de seu espírito comunitário.

Por conta do COVID-19, este ano, eu não vi qualquer divulgação de eventos relacionados aqui por onde eu moro. Mas espero que para o próximo ano, isso seja possível e eu possa ir e visitar, trazendo uma nova perspectiva desta celebração. 

Confesso que eu fiquei muito animada escrevendo a respeito do Australia Day este mês, porque eu não fazia ideia do quão rica esta história é! Espero que vocês tenham gostado e, conforme eu for descobrindo um pouco mais sobre estas curiosidades da Austrália, venho compartilhar com vocês! Tenham um ótimo mês! See ya! 😘

Share:
Sthéfanie Manica
Au Pair na Austrália

Um comentário:

  1. Oi Sthéfanie! Que legal aprender um pouquinho sobre esse feriado australiano! E que bacana q a sua HF curte celebrar as datas festivas:) Os EUA tem comemora no mínimo 1 por mês, acho q o único mês q não tem feriado aqui é em agosto (pq o dia dos pais aqui é em junho) e por aí? Tem bastante feriados tb o ano todo? Bjs

    ResponderExcluir