Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

02 março 2021

Consegui meus créditos estudando em um Community College

Oi gente, tudo bem? Eu sou a Thamy e nesse post vou contar como consegui meus créditos estudando em um Community College e porque eu achei que foi uma boa experiência. 

Uma das vantagens em se fazer o programa au pair é que, além de poder vivenciar a cultura, trabalhar e viajar pelo país, nós estamos em contato constante com a língua que queremos melhorar. No meu caso, fui au pair por dois anos nos EUA, e sem dúvida nenhuma esse intercâmbio me fez aprender muito inglês. Hoje me considero fluente no idioma. A regulamentação do programa de au pair nos Estados Unidos requer que o intercambista complete durante cada ano de intercâmbio pelo menos 6 créditos acadêmicos - ou 72 horas - estudando em uma instituição de ensino reconhecida. Ou seja, mesmo que você não tenha interesse em estudar a língua terá que cumprir os créditos estudando algo. A maioria dos au pairs acaba estudando Inglês mesmo, já que se tornar fluente nesse idioma é um dos maiores objetivos de quem faz esse intercâmbio. E juntando a obrigação de cumprir os créditos com a necessidade de estudar a língua, os cursos de inglês são uma ótima opção. Mas e onde encontrar bons cursos de Inglês que sejam reconhecidos para garantir seus créditos e que sejam acessíveis pra nós au pairs? A minha dica pra você são os cursos de ESL - English as a Second Language - nos Community Colleges. 

O que é um Community College?

Community College, ou faculdade comunitária, são instituições de ensino reconhecidas pelo governo e órgãos educacionais em que são oferecidos cursos similares aos nossos cursos tecnólogos ou técnicos, os chamados "Associate`s degrees", e que tem duração de cerca de 2 anos. Com esses cursos os estudantes cumprem pré-requisitos necessários para se adentrar em uma "4-year University", as universidades tradicionais onde os cursos tem geralmente 4 anos de duração. Após os 2 anos de comunity college os alunos podem pedir transferência para uma universidade e finalizam os 2 anos restantes, obtendo ao final um diploma de bacharelado.  Os community colleges costumam ter um custo bem mais reduzido do que as universidades tradicionais e por isso muitas pessoas optam por iniciar os estudos nele e só depois transferir para uma universidade, já que o custo de se estudar em uma Universidade nos EUA é bem alto. 

*Lembre-se que college não significa "colégio", mas sim faculdade!  ;)

Campus do WCC, onde eu estudei
As faculdades comunitárias também oferecem outros cursos livres voltados para a comunidade em que se inserem. Existem cursos de idiomas, de culinária, de informática, de fotografia, de natação, de teatro, de dança e etc. Esses cursos tem um valor baixo e a duração varia. Existem workshops de um dia e até cursos que duram o semestre todo. Alguns desses cursos podem fornecer um certificado com total de horas, carimbo e assinatura da faculdade e talvez eles possam ser usados para cumprir seus créditos, mas isso varia conforme o curso e eu recomendo sempre perguntar antes de se matricular só para confirmar. Os cursos de idiomas, especialmente os de ESL, geralmente oferecem esse certificado e por isso são uma ótima opção! Eu mesma escolhi os cursos de ESL, porque eu queria melhorar meu inglês e porque o custo era super acessível, sem contar que eu consegui todos os créditos fazendo apenas 1 curso no total, que durou apenas 1 semestre!

O que é ESL?

A sigla ESL significa English as a Second Language, ou Inglês como Segunda Língua, e resumindo são cursos oferecidos para estrangeiros que moram ou estudam no país para que possam se desenvolver no idioma e adquirir cada vez mais fluência. Além dos community colleges, outras instituições como Universidades e até mesmo escolas privadas de idiomas podem oferecer esse tipo de curso. Ele geralmente se divide em 7 níveis, e você precisa fazer um teste de nivelamento antes de iniciar as aulas, assim você é colocado na turma/nível certo! Eu fui au pair no condado de Westchester em Nova Iorque, e estudei no maior community college da região o WCC - Westchester Community College - é um ótimo college, todos os cursos que fiz foram muito bons e os professores excelentes! Isso sem contar na estrutura que também era muito boa! O teste de nivelamento foi realizado no primeiro dia de aula e na semana seguinte iniciei as aulas na turma certa! Eu utilizei apenas metade do valor da bolsa de estudos que a host family tem o dever de custear (que é de até  $500) e consegui todos os créditos, o restante do valor eu pude utilizar no semestre seguinte para fazer mais um curso!


Os cursos de ESL são recomendados pra quem está em busca de aperfeiçoamento do idioma e no curso vão ser trabalhadas as 4 habilidades: Reading (Leitura), Writing (Escrita), Listening (Escuta) e Speaking (Fala) de forma igual. Existem outros cursos de inglês para quem quiser se aprofundar mais.  Além do curso convencional de ESL, eu fiz também outros dois cursos: um foi "Conversation and Pronunciation Workshop" (Workshop de Conversação e Pronúncia), que é mais focado nas habilidades de Speaking e Listening e foi ótimo pois eu aprendi regras de pronúncia que eu nem sabia que existiam e definitivamente isso me fez melhorar muito meu inglês, eu super recomendo esse curso de pronúncia para todos! O outro curso foi "EAP - English for Academic Purposes" (Inglês para Propósitos Acadêmicos), que é focado mais em Reading and Writing, já que visa te preparar para iniciar um curso de graduação. Esse curso eu fiz no meu segundo ano de au pair e, embora eu não quisesse entrar pra uma faculdade, ele me agregou muito, pois aprendi a fazer vários tipos de redação, adquiri muito vocabulário novo e aprendi várias regras ortográficas! Esses dois cursos são um pouco mais avançados e eu recomendo que você faça primeiro o curso convencional de ESL (aquele que tem 7 níveis!). Mas se você já tem um nível bom de inglês ou, assim como eu, terminou o ESL no primeiro ano e precisa fazer um novo curso pra cumprir os créditos do ano de extensão, esses dois são ótimos e vão elevar e muito seus conhecimentos de Inglês! 

Meus certificados de ESL

Dicas: 

*Outro curso bem legal, que eu não fiz, mas ouvi falar bastante, é o Business English for Internationals (Inglês para Negócios). Se você é da área de negócios no Brasil e precisa dar uma guinada no seu Inglês essa parece ser uma ótima opção, unindo o útil ao agradável.

**Alguns community colleges possuem parcerias com instituições sem fins lucrativos e com bibliotecas públicas e nesses lugares costumam ser oferecidos cursos gratuitos que fornecem certificado. Geralmente esses cursos são bem básicos (níveis 1 e 2 de ESL), já que o objetivo é auxiliar imigrantes que chegam ao país sem falar nada do idioma e não tem condições de bancar um curso. Então se você tem um nível básico de Inglês, quer deixar pra usar os $500 da bolsa de estudos com outros cursos e tiver a sorte de encontrar um curso desse perto de você essa seria uma boa opção pra conseguir seus créditos! Lembre-se que o valor da bolsa é seu, e você tem direito de usá-lo mesmo que tenha um curso gratuito na sua região. 

***Sempre se informe com os outros au pairs da região e com sua LCC sobre os melhores cursos. A minha LCC tinha uma lista com todos os cursos da região que oferecem créditos. Ah, e não tenha medo de ligar no community college pra se informar, afinal cada oportunidade de usar seu inglês na prática é uma oportunidade de aprender mais! ;)

Pra finalizar esse post eu queria dizer que, mesmo que você não esteja tão interessado em estudar durante seu ano de au pair (eu sei que as viagens são o nosso maior sonho de consumo hehe), vai precisar cumprir seus créditos e nada melhor que aproveitar essa oportunidade pra aprender mais! Eu tenho certeza que estudar inglês durante o seu ano vai te ajudar muito na comunicação com a host family e nas outras coisas do dia a dia, fazendo com que você se torne fluente muito mais rápido! E nada melhor do que aprender cada vez mais, afinal estudar abre portas! 

Beijinhos e bons estudos! :)

Links úteis:

- WCC - Westchester Community College (onde eu estudei durante meu intercâmbio): https://www.sunywcc.edu/

Link para a brochura com todos os cursos do WCC para esse semestre pra quem tiver curiosidade: https://www.sunywcc.edu/CMS/wp-content/documents/WDCE_Spring21.pdf

- Esse site listou todos os community colleges dos EUA: http://www.applyingtoschool.com/forms/ComCol-State.aspx

Share:
Thamy Costa
Ex Au Pair em New York (EUA)

Um comentário:

  1. Oi Thamy!
    A cada post, me surpreendo com o seu dom de blogueira, que mais mais informativo e cheio de detalhes, parabéns! Bom, você sabe que o WCC mora no meu coração, né:) Afinal, estudei nele de 2012 a 2017, tudo que sei de inglês, devo a esse College e fiquei muito feliz de ter podido te apresentá-lo e saber que grande parte da sua fluência veio de lá:) Outra coisa muito legal que o WCC oferece/oferecia são os tutors voluntários, um "teacher" particular só para você 1x por semana e de graça por um semestre todo! A minha era uma senhora muito fofa que mantemos contato até hoje e ah, o meu curso preferido também foi esse de pronúncia hehe Beijinhos:*

    ResponderExcluir

Follow by Email