Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

18 março 2021

SAINT PATRICK'S DAY NA IRLANDA


Oie oie oie leitores queridos!!! 

Hoje o post vai ser um pouquinho diferente, hoje vamos falar de uma tradição super comemorada e famosa na Irlanda, vamos falar um pouquinho sobre St Patrick's day. 

Você conhece a história de St Patrick? Sabe o que é? Sabe porque é comemorada? Não? Então vem comigo e vamos conhecer um pouquinho sobre essa famosa comemoração na Irlanda. 

Dia 17 de março é um dos feriados mais esperados pelos irlandeses e turistas, isso porque nessa data é comemorado o dia de São Patrício, o padroeiro da Irlanda.  

A história é a seguinte: No passado, o Dia de São Patrício era apenas uma celebração religiosa. Mas em 1903, tornou-se um feriado público. Na Inglaterra, foi introduzido através do Parlamento pelo irlandês James O'Mara. Mais tarde, este introduziu a lei que proibia que os "pubs" (bares) fechassem no dia 18 de Março (sofrendo mudança na década de 1970). A primeira manifestação ocorreu em Dublin, no ano de 1931, sendo criticada pelo ministro Fitzgerald. 


Pouco se sabia da vida de Patrício, seu nascimento na Inglaterra Romana no século V, numa rica família romano-bretã. Aos dezesseis anos, ele foi sequestrado por piratas irlandeses e levado para a Irlanda como escravo. Acredita-se que ele ficou em cativeiro em algum lugar na costa Oeste da Irlanda, possivelmente no Condado de Mayo, mas o local exato é desconhecido. De acordo com sua confissão, Deus disse-lhe, em sonhos, para fugir de seu cativeiro para o litoral, onde ele iria embarcar num navio e retornar à Bretanha. O folclore irlandês alega que um de seus métodos de evangelização incluía o uso de um trevo de três folhas para explicar a doutrina da Santíssima Trindade para os irlandeses. Depois de quase trinta anos de evangelização, Patrício faleceu no dia 17 de Marco de 461, e, de acordo com a tradição, foi enterrado em Downpatrick.


E porque todos se vestem de verde nesta data? Com o passar dos anos, a cor verde e sua ligação com o dia de São Patrício aumentou. Fitas verdes e trevos eram usados nas celebrações do dia de São Patrício no século XVII. Dizem que São Patrício usou o trevo para explicar a Santíssima Trindade aos pagãos celtas, com isso, o uso de trevos de três folhas e similares estão intimamente ligados aos festejos. Na rebelião irlandesa de 1798, na esperança de propagar seus ideais políticos, soldados irlandeses vestiram uniformes verdes no dia 17 de março na esperança de chamar a atenção pública para a rebelião. Muitos locais dizem que São Patrício foi o santo padroeiro por expulsar as cobras do país, mas não há fatos comprovados sobre isso. 

Então, o que exatamente é comemorado no dia de São Patrício? Dia 17 de março foi escolhido como St. Patrick 's Day por ser a data de morte do santo patrono da Irlanda. Os irlandeses também aproveitam a ocasião para celebrar toda a cultura e crendices locais. 

Diversos países celebram a data, especialmente aqueles que têm histórico de imigração irlandesa. Na Irlanda, o feriado conta com muita festa de rua e desfiles de música tradicional. As pessoas aproveitam o feriado para beber muita green beer — ou cerveja verde, cor símbolo das comemorações. Essa é considerada uma das únicas datas em que as pessoas podem beber na rua, já que essa prática é proibida na Irlanda. 


Entre os principais símbolos do St. Patrick 's Day, estão o trevo de três folhas, o duende e a cruz celta. Entenda melhor sobre eles a seguir. 

Shamrock (Trevo): Acredita-se que St. Patrick usava o trevo como símbolo para representar a santíssima trindade e pregá-la aos pagãos celtas. A planta também era considerada sagrada na Irlanda Antiga, pois indicava o início da primavera. 

Durante o século XVI, enquanto os ingleses confiscavam terras irlandesas e desenvolviam leis contra o idioma e a prática do Catolicismo, o trevo tornou-se símbolo do nacionalismo irlandês emergente. 


Leprechaun (Duende)Provavelmente, essa representação veio do folclore celta, que era cheio de fadas, duendes e mulheres que podiam usar seus poderes para o bem ou para o mal. Nesse caso, leprechauns eram almas excêntricas que consertavam os sapatos das fadas. 

Esse símbolo começou a ser usado depois que a Walt Disney Pictures lançou um filme, em 1959, com um duende alegre e simpático, chamado Darby O'Gill & the Little People (A Lenda dos Anões Mágicos). 


Celtic Cross (Cruz Celta)Com o objetivo de completar a sua missão e converter celtas irlandeses em cristãos, acredita-se que São Patrício tenha unido a cruz cristã com a cruz solar (forte símbolo irlandês). Assim, ele criou a Cruz Celta, que foi incorporada como um dos principais símbolos da festa.  

Bom, essa é uma das histórias mais conhecidas sobre o dia de St Patrick. E você? Já conhecia essa história? Gostou dessa versão contada aqui? Sabe outra versão? Conta ai nos comentários para sabermos. 

Vou ficando por aqui, espero que vocês tenham gostado de saber um pouquinho mais sobre a cultura Irlandesa e essa festa que anima o país todo. 


Nos vemos nos próximos posts, e... HAPPY ST. PATRICK'S DAY TO EVERYONE. 


XOXO,


Fabi

Share:
Fabiana Andrade
Ex Au Pair em Galway e Dublin (Irlanda)

Um comentário:

  1. Oi Fabi, NÃO, eu nunca tinha parado para pesquisar ao fundo sobre a origem desse feriado que é até comemorado aqui nos EUA, então muito obrigada porque encontrei tudo em um só lugar, amei, o post ficou super completo (principalmente por ter essas suas fotos legais nele:) Agora, vou procurar essa história da Disney pra assistir porque nunca ouvi falar hehe Bjs

    ResponderExcluir

Follow by Email