Pessoas que largaram tudo para se aventurar nesse mundão de Au Pair!

18 abril 2021

COMO É VIVER NA IRLANDA DIVIDINDO CASA




Olá leitores... 

 

Depois de contar um pouquinho como foi minha chegada na Irlanda e como foi vivenciar pela primeira vez a experiencia de ser au pair, quero contar um pouquinho de como foi morar em um país totalmente diferente do brasil. 

Nesse post, quero mostrar um pouquinho de como foi minha realidade após minha chegada e como foi morar/dividir casa com 22 pessoas (sim, isso mesmo, dividir apartamento com 22 pessoas). 

Bom, depois de morar por quase duas semanas em uma acomodação estudantil, chegou o tão desesperado momento na busca pela nova casa. 

Na Irlanda, a maioria dos imigrantes dividem casa, isso porque o aluguel é super caro e muitos imigrantes não conseguem bancar um aluguel de uma casa inteira (mas isso acontece muito porque o país conta com um grande número de estudantes, assim como eu). Aqui as vagas são anunciadas em websites como myhome.ie e daft.ie, além de muitos grupos no facebook, denominados como classificados. Vc vê a vaga e marca uma entrevista, caso as pessoas que já moram na casa gostem de vcvc é escolhido para ocupar aquela vaga. Quanto entra na vaga, vc é obrigada a pagar um depósito (o famoso calção do brasil) e um mês de aluguel adiantado. Às vezes, muitas pessoas estão desesperadas para passar a vaga que acontece de quem chegar com o dinheiro, fica com a vaga. 

Algumas entrevistas para as vagas são bem rigorosas, como em uma entrevista para emprego, outras já são mais de boa. 

Geralmente, no aluguel já está incluso o gás e a taxa de lixo (sim, pagamos pelo lixo aqui, e muitas vezes quando não são separados corretamente, recicláveis de outros, vc paga uma multa). A energia funciona de duas maneiras, alguns lugares são energia elétrica e outros energia pré paga (como uma recarga de celular, vc coloca uma certa quantidade e só recarrega quando acaba). Não pagamos água, isso mesmo, tem uma lei onde cidadãos não são obrigados a pagar água. 

Depois que vc já está na vaga, se caso precise se mudar para outro lugar, vc tem que colocar outra pessoa em seu lugar para não perder aquele deposito mencionado no começo do post, ou, caso vc tenha um acordo com alguma imobiliária, vc precisa avisar pelo menos 30 dias antes de estar saindo, então é feito uma vistoria na casa, caso haja algo errado, a imobiliária devolve parte do seu depósito e fica com a outra parte para cobrir algum dano causado no espaço. 

Aqui vc vai encontrar diferentes tipos de vagas, tanto permanentes como temporárias, basta ficar de olho nos anúncios e escolher a vaga de acordo com sua necessidade. 

O primeiro apartamento que morei, foi dividido com 22 pessoas. Na época, era super barato o aluguel, eu pagava 250 euros para dividir um quarto com outras 3 meninas. A energia era elétrica e a conta vinha a cada dois meses, naquela época eu pagava em torno de 25 euros a cada dois meses, a internet e taxa de lixo eram inclusos no aluguel. 

Uma dica é, quanto mais afastado do centro da cidade, mais barato será os alugueis. 

Dividir casa, às vezes pode ser bem legal e divertido, mas vai chegar um momento em que vc sentirá a necessidade de ter seu próprio canto e vai perceber que quanto menos pessoas na casa, melhor rsrsrs. 

Dividir casa, pode fazer vc amadurecer, pois vc irá conviver com personalidades diferentes, nem tudo será flores, mas posso te garantir que, se souber respeitar os limites dos outros e se adaptar, com certeza vc fará amigos para a vida toda. 

Na casa em que morei com 22 pessoas, tínhamos nossas desavenças, mas nada a ponto de brigar uns com os outros. Vc vai encontrar todos os tipos de pessoas, desde a mais limpa e organizada, quanto as mais porcas e relaxadas. Vc irá se dar conta de que a comida que vc comprou, irá sumir da geladeira, vc vai encontrar aquela pessoa mimada e preguiçosa, que fica esperando alguém fazer por ela e também irá encontrar irmãos que a vida colocará em seu caminho, e sim, vc sentirá que descobriu uma nova família. 

Hoje, moro em um apto de 2 andares, apenas eu, o boy e duas amigas, não vou dizer que é uma maravilha, mas com certeza foi nossa melhor escolha morar com menos gente. 

Bom, por hoje é isso, espero que tenha conseguido mostrar um pouquinho de como é dividir casa com pessoas totalmente desconhecidas. 

Espero que vcs tenham gostado e vejo vcs no próximo post. 

 

XOXO 

Fabi  

Share:
Fabiana Andrade
Ex Au Pair em Galway e Dublin (Irlanda)

Um comentário:

  1. Acquisition of a residence permit based on business investment is most suitable for those who wish to establish or develop their business within the European Union, while taking advantage of the benefits of having legal residency within the EU - with all the convenience that it brings in terms of travel. Statistics show that business investment is a less popular way to obtain a residence permit compared to purchasing real estate, however, there are several peculiarities that make this option the best solution for some investors. http://www.immigration-residency.eu/residence-permit-latvia/business-investment/

    ResponderExcluir

Follow by Email